Mães e crianças terão atividades no FLIV
A quinta edição do Festival Literário de Votuporanga que começa na próxima sexta-feira (7/8) tem uma extensão e variada programação voltada a incentivar a cultura e o hábito da leitura junto a diferentes públicos. As gestantes, mães e crianças de 0 a 3 anos também serão atendidas com atividades específicas realizadas nos espaços do FLIV.
A 5ª Semana do Bebê contará com ações em várias partes da cidade, entre elas no galpão do FLIV e no Cine FLIV.
As doulas - mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto – estarão diariamente, das 8h às 22h, no Galpão FLIV oferecendo informações às gestantes e tirando dúvidas sobre o assunto. Das 17h às 19 horas, acadêmicos de psicologia da Unifev apresentarão sessões do Cine Bebê no espaço montado embaixo da Escola de Artes.
Nos dias 11 e 14 de agosto, das 9h30 às 11h, enfermeiros e equipe do Samu ministrarão a palestra “Primeiros Socorros” com orientações sobre o cuidado com gestantes e crianças.
Acadêmicos de Pedagogia estarão no FLIV dia 13, das 18h às 22h, para um momento de contação de histórias. Já no dia 15, a equipe de enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) falará sobre Medidas Antopométricas de Puericultura, das 9h às 12h. A programação se encerra no dia 15 de agosto com apresentação cultural de colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
A 5ª Semana do Bebê terá ainda ações Consultórios Municipais, nos Centros de Educação Municipais e nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), durante o dia e à noite. O evento é desenvolvido entre as parcerias da Prefeitura de Votuporanga através das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência; Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e Unifev. Saiba mais em (17) 34059787.
PROGRAMAÇÃO INFANTIL DO FLIV 2015
Galpão FLIV (500m²) – totalmente voltado ao público infantil, espera receber cerca de 15 mil alunos de escolas da região Noroeste Paulista, além de visitantes da cidade. Com puffs, tapetes e colorida cenografia, o espaço terá contação de histórias com artistas locais, músicas, atividades de ilustração e desenho com monitores, brincadeiras circenses e apresentações teatrais da companhia Fábrica de Sonhos (de Votuporanga) .
Workshop com o educador Geraldo Peçanha de Almeida (de Curitiba) – para crianças de 10 a 11 anos com contação de histórias e lançamento do livro “O Anjo da Bicicleta”, assinado por ele.
Lançamento do “FLIV Itinerante” – uma biblioteca ambulante montada dentro de um ônibus com acervo 1.280 títulos.
Mosaico na Estrada - projeto cultural do Sescoop/SP trará o espetáculo “Vila Tarsila”, que conta a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela Cia Druw. A apresentação será no dia 14, às 20h30. Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista.
Atividades da “5ª Semana do Bebê” (realizada pelo programa Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Governo do Estado e com apoio da Prefeitura de Votuporanga) – Contação de histórias com acadêmicos de pedagogia; Cine Bebê – vídeos voltados a orientar mães e gestantes no cuidado com os filhos de 0 a 3 anos; Palestras de Doulas com gestantes sobre a importância do parto natural; Palestra sobre primeiros socorros a crianças – presença de enfermeiros e equipe do Samu; Palestra “Medidas Antopométricas de Puericultura”; apresentação cultural da APAE.
Tendas das livrarias Saraiva, Premier e Espaço - (200M²) prateleiras específicas com obras da literatura infantil.
Começa montagem da estrutura para FLIV 2015
Com o intuito de ser um evento interativo e aberto a todos, a quinta edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 será realizada num espaço totalmente integrado com o centro comercial da cidade. A estrutura, na área de 2 mil m², começou a ser montada nesta sexta-feira (31/7) para sediar, de 7 a 15 de agosto, quase 130 horas de atividades culturais na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e Praça Dr. Fernando Costa, entre as ruas São Paulo e Amazonas. No primeiro sábado do festival, o comércio ficará aberto até às 18 horas.
“Esta é a maior estrutura montada para o FLIV nestes cinco anos de evento”, afirma a secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp. Serão tendas para atividades especiais com o público infantil, livrarias, espaços para encontro com escritores, praça de alimentação e venda de produtos artesanais, área para manifestações artísticas, cinema, entre outras.
Ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida está a maior tenda do festival. Com 500 m², é chamada de “Galpão FLIV” e abrigará atividades voltadas ao público infantil. Estima-se que mais de 15 mil crianças de escolas da região Noroeste Paulista visitem o espaço em caravanas cedidas pelos municípios. Elas serão recebidas com contação de histórias, músicas, brincadeiras circenses e apresentações teatrais da companhia Fábrica de Sonhos. “O FLIV é um dos únicos eventos do Brasil com este foco voltado para o incentivo à leitura e promoção da cultura junto ao público infantil”, conta a organizadora do FLIV, Cibeli Moretti. Toda a tenda terá uma decoração especial com tapetes, puffs e uma colorida cenografia.
Numa outra tenda de 200 m², próxima ao Galpão, estarão as livrarias Saraiva, Premier e Espaço com comercialização de livros. As crianças terão prateleiras específicas com obras da literatura infantil. “Faremos a doação de 30 mil livros que ganhamos da autora Patrícia Engel Secco, do Instituto Brasil Leitor e Senac Votuporanga. As obras ‘O Alienista’, de Machado de Assis e ‘A Pata da Gazela’ de José de Alencar foram adaptadas pela escritora, numa linguagem acessível ao público juvenil e adulto ou para quem está se iniciando no mundo da literatura”, explica Cibeli.
O espaço embaixo da Escola de Artes, atrás da Concha Acústica, será reservado para o “Cine FLIV” com sessões de cinema, entre elas o Cine Bebê do projeto “Primeiríssima Infância”, voltado a orientar mães e gestantes no cuidado com os filhos de 0 a 3 anos. Haverá filmes também para o público adolescente e adulto. O local será utilizado ainda para rodas de conversa com escritores. O poeta brasileiro Manoel de Barros, homenageado desta quinta edição, ganhará uma exposição sobre sua vida e obra.
Feirantes de Votuporanga poderão comercializar seus produtos na Praça de Alimentação que será montada ao lado da fonte da igreja Matriz. Ao lado, entidades assistenciais apoiadas pela Secretaria de Assistência Social, terão um espaço para apresentar e vender peças de artesanato.
A Concha Acústica receberá todo o aparato de som e iluminação para os shows de Demônios da Garoa, no dia 7 de agosto, às 20h30, logo após à abertura oficial com a presença das autoridades e parceiros. Sábado, 8 de agosto, é dia de comemorar o aniversário de 78 anos de Votuporanga com o show de causos e músicas caipiras de Rolando Boldrin. No dia 15 de agosto, Zélia Duncan encerra a programação no mesmo palco.
A equipe do Samu e um espaço Saúde ficarão à disposição dos visitantes. Na edição 2014, mais de 60 mil pessoas passaram pelo festival. Não haverá interdição de ruas na região, no entanto, agentes de trânsito e a polícia darão apoio aos motoristas e pedestres.
Horário
As atividades do FLIV serão desenvolvidas entre 7 e 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta-feira; e das 9h às 22h aos sábados e domingos.
Organização
A organização é do Instituto Comuna e Prefeitura de Votuporanga, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, Governo do Estado, Deputado Carlão Pignatari e Senac Votuporanga; patrocínio do Supermercado Porecatu e HSA Logística e Transportes por meio do Programa de Ação Cultural –ProAC/ICMS e ainda Banco do Brasil; promoção TV TEM.
Sobre o FLIV
O Festival Literário de Votuporanga é um evento multicultural que reúne em nove dias diversas atividades ligadas à literatura. O FLIV completa 5 anos em 2015 e está inserido dentro da programação de festividades pelo aniversário da cidade (8 de agosto). Em quatro edições, registrou um público de mais de 160 mil pessoas. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga
FLIV abre inscrições para voluntários
Será possível atuar como voluntário nas atividades do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, 7 a 15 de agosto. A organização receberá até o próximo dia 3 de agosto os currículos de interessados. Entre as funções disponíveis estão o atendimento ao público, apoio operacional, monitoramento e guia de visitas.
É preciso ter acima de 18 anos e, de preferência, que já tenha alguma experiência na área de pedagogia ou atendimento à crianças. Os voluntários serão distribuídos em três períodos de trabalho: 7h ao meio dia; meio dia às 17 horas; e das 17h às 22h. A organização custeará o lanche da equipe. Todos receberão certificados.
Interessados devem entregar o currículo das 7h30 às 17 horas na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga (rua Santa Catarina, 3747) para Fabiano Miotto. O telefone é o (17) 34059750.
FLIV divulga presença de Tico Santa Cruz, Caco Barcellos e ex-Casseta e Planeta
Outros importantes nomes da literatura brasileira estarão no festival em Votuporanga para saraus e rodas de conversa
A quinta edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, que acontece de 7 a 15 de agosto, terá a presença de dez grandes nomes da literatura brasileira, entre eles três personagens bastante conhecidos do público e da mídia. Na programação principal de escritores divulgada nesta terça-feira (28/7), estão previstas rodas de conversa com o músico Tico Santa Cruz, o jornalista Caco Barcellos e o ex-integrante do Casseta e Planeta, Reinaldo Figueiredo, todos com obras publicadas.
Três importantes vozes da prosa brasileira atual, Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins e André Sant’Anna promoverão no dia 8 de agosto, sábado, às 17h30, um sarau com leitura de trechos de suas obras. Com estilos e tonalidades diferentes, eles tratam de assuntos que perpassam a vida brasileira historicamente, numa relação intensa entre história e ficção.
No dia 9 de agosto, domingo, às 18h, o jornalista e escritor Caco Barcellos falará com o público sobre sua experiência junto ao programa Profissão Repórter e suas publicações com especialidade em jornalismo investigativo e documentário.
Dia 11, terça-feira, às 16h, é a vez do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, bater um papo, focado no público jovem, sobre o trabalho com a música e a fundação da banda, além de temas como política, literatura e comportamento. Também devem permeiar a conversa os polêmicos livros escritos por ele e as postagens nas redes sociais em que Tico expressa opiniões políticas de maneira independente e crítica.
Ainda no dia 11, às 19h30, será possível acompanhar a explanação da jornalista de moda, escritora e personal stylist Tita Aguiar. Convidada pelo Senac Votuporanga, ela falará sobre o universo da moda, sua experiência na área, obras publicadas e também trará informações e orientações sobre os instrumentos necessários para a construção e gerenciamento da imagem, no âmbito profissional e pessoal.
O humorista Reinaldo, ex- Casseta & Planeta, receberá o público no dia 13, quinta-feira, às 19h30, para falar sobre sua carreira no humor, livros, quadrinhos e música. Além de ter ficado no ar por 18 anos com o programa na rede Globo, Reinaldo é cartunista, lançou diversos livros, publica cartuns em grandes veículos e participa de uma companhia de jazz.
No sábado, dia 15, último dia do Festival em Votuporanga, um Sarau Poético reunirá às 17h30 três destacados poetas da atualidade: Alice Ruiz, Micheliny Verunschk e Ricardo Aleixo. Eles interpretarão seus próprios poemas e conversarão com o público sobre a sua arte. Os Saraus dos dias 8 e 15 de agosto serão mediados pelo poeta e crítico literário Heitor Ferraz Mello.
As mesas serão abertas ao público e realizadas em diversos espaços dentro da estrutura montada na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e a Praça Dr. Fernando Costa. Os visitantes receberão o caderno do FLIV orientando sobre datas, locais e horários de cada atração.
Sobre os escritores
Ana Maria Gonçalves é uma das mais importantes autoras brasileiras, tendo publicado inicialmente o romance intimista “Ao lado e à margem do que sente por mim”, que marca o começo de sua carreira literária. Seu segundo livro foi o extraordinário romance histórico “Um defeito de cor”, vencedor do Prêmio Casa de las Américas.
Paulo Lins é poeta, roteirista e autor do premiado “Cidade de Deus”, que foi levado às telas pelo cineasta Fernando Meirelles. Seu romance mais recente é “Desde que o samba é samba”, no qual ele mergulha nas origens do samba urbano carioca. Lançou também o poema em quadrinhos “Era uma vez eu”.
André Sant’Anna é considerado um dos autores mais talentosos da literatura brasileira atual. Com suas narrativas breves e irônicas, ele desmonta o discurso do bem-estar brasileiro, expondo toda a sua perversão nos livros “O paraíso é bem bacana”, “Sexo e Amizade” e “O Brasil é bom”.
Caco Barcellos, além de ter passado por diversos programas da Rede Globo, atualmente Profissão Repórter, Caco é escritor. Entre suas obras, destaca-se o livro Rota 66. Para escrevê-lo, o jornalista passou oito meses pesquisando, noites sem dormir e foi vítima de inúmeras ameaças por denunciar a truculência da polícia paulistana nas periferias da cidade. Outra obra de destaque de Caco Barcellos foi Abusado, o Dono do Morro Dona Marta, sobre o tráfico existente nos morros do Rio de Janeiro. Escrito em forma de romance, “Abusado” ficou por cerca de um ano nas listas dos mais vendidos no País.
Tico Santa Cruz fundou a banda Detonautas Roque Clube em 1997, da qual é vocalista, e também ficou conhecido por ser um dos poucos artistas a se manifestar sobre temas da política brasileira em postagens nas redes sociais. Além disso, tem três livros publicados, “Pólvora”, “Clube da Insônia” e “Tesão”, todos com uma narrativa intensa. É um artista que não economiza palavras e possui um instinto provocador, sem medo das polêmicas.
Tita Aguiar é formada em Letras, Jornalismo e Estilismo de Moda com várias especializações no exterior pelo F.I.T. (Fashion Intitute of Tecnology) em NovaYork. Sua presença no FLIV tem o apoio do Senac Votuporanga. Consultora de Estilo do Senac São Paulo, carrega em seu currículo alguns clientes empresariais como Pernambucanas, TV Cultura, Shopping Iguatemi, entre outros. Já comandou programas de TV e tem participações no Mais Você, Jornal Hoje e Hoje em Dia. É colaboradora de diversas revistas e jornais de destaque. Como escritora, assina os livros “Acessórios: por que, quando e como usá-los”, “Personal Stylist – Guia para Consultores de Imagem” e “Moda Artesanal Brasileira na Visão de um Personal Stylist”, todos pela Editora Senac São Paulo.
Reinaldo Figueiredo foi cartunista e um dos editores do Pasquim, fundou o “Planeta diário” e foi um dos criadores do Casseta e Planeta. Hoje, concilia as charges com uma antiga paixão, o jazz. Completando 41 anos de carreira em 2015, é também conhecido como Devagar Franco, Ótima Bernardes ou ainda o Sucker da esquete “Fucker & Sucker”. Como escritor, lançou os livros A Arte de Zoar (Editora Objetiva), Escândalos Ilustrados (Editora Codecri), Apelo à Razão (Núcleo3), Desenhos de Humor (Desiderata) e Noites de Autógrafos (Desiderata).
Alice Ruiz é poeta, compositora e tradutora; Desde 1969, ela estuda com profundidade o haicai, gênero da poesia japonesa que marca sua trajetória poética. Publicou seu primeiro livro "Navalhanaliga", em 1980, e mais tarde, em parceria com o poeta Paulo Leminski, publicou "Hai Tropikai" em 1985. Em 1989 ganhou o prêmio Jabuti com o livro "Vice Versos" (1988).
Micheliny Verunschk é poeta e romancista. Publicou os livros “Geografia Íntima do Deserto”, “O Observador e o Nada” e “A Cartografia da Noite”. Foi finalista do Prêmio Portugal Telecom 2004 e participou de várias antologias, como “Na Virada do Século – Poesia de Invenção no Brasil”, organizada por Claudio Daniel e Frederico Barbosa. No ano passado, lançou seu primeiro romance “Teresa – vida e morte de uma santa suicida”.
Ricardo Aleixo é um dos mais inventivos poetas brasileiros da atualidade. Ele já lançou seis livros de poesia: “Festim”, “A Roda do Mundo” (em parceria com opoeta Edimilson de Almeida Pereira), “Quem Faz o Quê?”, “Trívio”, “Máquina Zero” e “Modelos Vivos”. Em sua obra, a poesia abraça todos os campos possíveis da expressão, como a sonoridade, a oralidade e a plasticidade da imagem poética.
FLIV
O Festival Literário de Votuporanga é um evento multicultural que reúne em nove dias diversas atividades ligadas à literatura. O FLIV completa 5 anos em 2015 e, entre seus objetivos, está o de comemorar o aniversário da cidade, 8 de agosto. Em quatro edições, registrou um público de mais de 160 mil pessoas.
As atividades serão desenvolvidas entre 7 e 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda àsexta; e das 9h às 22h de sábado e domingo numa estrutura de mais de 2 mil m² montada no centro da cidade, integrando a Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e a Praça Dr. Fernando Costa.
São shows, oficinas, mesas de debate, encontro com autores, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros, além de espetáculos de teatro, dança e música. Já passaram pelo FLIV renomados escritores, como Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, Mário Prata, Paulo Lins (Patrono em 2014), entre outros.
Como acontece em todos os anos, um autor é escolhido para ser homenageado durante o festival. Neste ano, o poeta brasileiro Manoel de Barros, morto em 13 de novembro de 2014, será lembrado por suas importantes obras literárias, entre elas muitas voltadas ao público infantil que é o grande foco do FLIV 2015.
A organização é do Instituto Comuna e Prefeitura, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, Governo do Estado, Deputado Carlão Pignatari e Senac Votuporanga; patrocínio do Supermercado Porecatu e HSA Logística e Transportes por meio do Programa de Ação Cultural –ProAC/ICMS e ainda Banco do Brasil; promoção TV TEM. Mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou nas redessociais como @flivotuporanga
Rolando Boldrin fará show pelo aniversário de Votuporanga no FLIV 2015
O show do apresentador do programa “Sr.Brasil”, da TV Cultura, foi anunciado pelo prefeito Junior Marão para o dia 8 de agosto
O prefeito Junior Marão anunciou nesta segunda-feira (27/7) o show em comemoração aos 78 anos de Votuporanga. No programa de rádio que grava semanalmente, o prefeito confirmou a presença do diretor e apresentador do programa “Sr. Brasil”, Rolando Boldrin, no dia 8 de agosto, às 20h30, no palco da Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”, dentro da programação do Festival Literário de Votuporanga - FLIV 2015.
Além de trazer muitos causos e canções caipiras em seu repertório, Rolando Boldrin, de 78 anos, prestará uma homenagem ao poeta brasileiro, Manoel de Barros, homenageado no FLIV 2015. "O Boldrin é reconhecido por seu trabalho de resgate dos valores brasileiros em suas variadas formas de expressão e tenho certeza de que agradará a todos os públicos. Ele também fará uma homenagem ao poeta Manoel de Barros, patrono do festival", afirma.
A programação de shows terá ainda Demônios da Garoa na abertura do dia 7 de agosto e Zélia Duncan, no encerramento, dia 15 de agosto. Todas as apresentações são gratuitas e realizadas no palco da Concha.
Rolando Boldrin
As brincadeiras de menino, ainda em São Joaquim da Barra, interior de São Paulo, onde Rolandro Boldrin nasceu, já eram com uma viola. Junto com ela o sonho de se apresentar, de cantar, de contar histórias e de viver personagens o acompanhou até 1958, quando, aos 22 anos, consegue seu primeiro trabalho de artista profissional: figurante de teleteatros na TV Tupi.
Desde então o ator Rolando Boldrin não parou mais. Foram centenas de atuações em rádios, teleteatros, novelas, teatros e cinemas. Como ator nunca se separou do seu violão. Compôs músicas, gravou discos, fez shows e participou dos grandes festivais.
Com o ator e cantador veio então o grande sonho, os musicais na televisão, que teve início em 1981, na TV Globo com o Som Brasil (1981-1982-1983). Rolando seguiu com o projeto de divulgar a música genuinamente brasileira para a TV Bandeirantes, com o Empório Brasileiro (1984), para o SBT, com o Empório Brasil (1989), para a CNT, com a Estação Brasil (1997) e atualmente na TV Cultura, com o Sr.Brasil, no ar desde 2005.
A base do programa Sr. Brasil são os ritmos e temas regionais brasileiros. E vale tudo já escrito em prosa, verso e música - e até história a ser contada. O programa é vasto, aberto, receptivo. Ele só não se permite o que não seja genuinamente nacional.
Rolando Boldrin desenvolve um projeto chamado "Vamos tirar o Brasil da Gaveta", que visa resgatar os autênticos valores brasileiros e todas as suas formas de expressão. Sr. Brasil surge como um paralelo deste projeto, já que a cultura do nosso país é o tema dominante. “Não há país no mundo igual ao Brasil. Somos a mistura mais maravilhosa da Terra", diz Boldrin.
Conheça detalhes da carreira do artista em www.rolandoboldrin.com.br
FLIV
O Festival Literário de Votuporanga é um evento multicultural que reúne em nove dias diversas atividades ligadas à literatura. O FLIV completa 5 anos em 2015 e, entre seus objetivos, está o de comemorar o aniversário da cidade, 8 de agosto. Em quatro edições, registrou um público de mais de 160 mil pessoas.
As atividades serão desenvolvidas entre 7 e 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta; e das 9h às 22h de sábado e domingo numa estrutura demais de 2 mil m² montada no centro da cidade, integrando a Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e a Praça Dr. Fernando Costa.
São shows, oficinas, mesas de debate, encontro com autores, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros, além de espetáculos de teatro, dança e música. Já passaram pelo FLIV renomados escritores, como Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, Mário Prata, Paulo Lins (Patrono em 2014), entre outros.
Como acontece em todos os anos, um autor é escolhido para ser homenageado durante o festival. Neste ano, o poeta brasileiro Manoel de Barros, morto em 13 de novembro de 2014, será lembrado por suas importantes obras literárias, entre elas muitas voltadas ao público infantil que é o grande foco do FLIV 2015.
A organização é do Instituto Comuna e Prefeitura, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, Governo do Estado, Deputado Carlão Pignatari e Senac Votuporanga; patrocínio do Supermercado Porecatu e HSA Logística e Transportes por meio do Programa de Ação Cultural –ProAC/ICMS e ainda Banco do Brasil; promoção TV TEM. Mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou nas redes sociais como @flivotuporanga
Mosaico na Estrada é atração no Festival Literário de Votuporanga
Projeto cultural do Sescoop/SP apresenta pela primeira vez espetáculo de dança contemporânea que conta a infância de Tarsila do Amaral
O Mosaico na Estrada, projeto cultural do Sescoop/SP, apresenta pela primeira vez um espetáculo de dança contemporânea no interior de São Paulo. O “Vila Tarsila”, que conta a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela Cia Druw, é uma das atrações do tradicional Festival Literário de Votuporanga (Fliv), que acontece de 7 a 15 de agosto na cidade. A programação do evento será divulgada pela organização na próxima segunda-feira (27/7). Além dos shows já anunciados de Demônios da Garoa (7/8) e Zélia Duncan (15/8), haverá rodas de bate-papo, presença de diversos escritores, espetáculos culturais, musicais e muito mais.
A presença do Mosaico é uma iniciativa do Sescoop/SP com o apoio de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa deCrédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A peça será apresentada no penúltimo dia do evento (14), às 20h30, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que poderá ser trocado nas próprias cooperativas. As doações serão revertidas em benefício de entidades assistenciais do município.
O Mosaico na Estrada foi criado em 2001 com o objetivo de oferecer atrações culturais de música, cinema, teatro e artes plásticas. A analista de projetos culturais do Sescoop/SP, Silvia Rodrigues Nascimento, explica que, com a dança, o projeto busca atrair um novo público.
“Nosso objetivo é diversificar a programação do Mosaico na Estrada de forma inteligente, unindo linguagens e atraindo os amantes da dança”, diz Silvia Nascimento.
Tarsila do Amaral foi casada com o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), que participou ativamente da Semana de Artes Moderna de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo.
Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista.
Os figurinos dos atores e as imagens projetadas no palco de quadros pintados por Tarsila, como Abaporu e Sol Poente, transportam o público para o seu universo artístico.
A Agente de Desenvolvimento Humano da Coacavo e da Sicoob Credlíder, Letícia Madalozo, afirma que a escolha da peça está de acordo com a proposta Mosaico na Estrada: oferecer cultura de qualidade nas cidades onde as cooperativas estão inseridas. “Vamos participar da Fliv oferecendo à população com um espetáculo inovador e moderno”, reforça Letícia Madalozo.
Sobre o Mosaico na Estrada
O Mosaico na Estrada conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado.
Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.
O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas - teatro, música, cinema e artes plásticas – em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas.
A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.
Serviço
Vila Tarsila
Cia Druw
Recomendação: Livre
Local: Concha Acústica Geraldo Alves Machado
Endereço: Rua São Paulo, s/nº - Centro
Data: 14 de agosto
Horário: 20h30
Ingresso: 1 kg de alimento nãoperecível
Postos de troca:
Coacavo e Sicoob Credlíder -
Rua São Paulo, 3069 - Centro
Telefone: (17) 3405-9455
Coopevo Dinâmica
Rua Denizart Vidigal, 3620 – Chácara daAviação
Telefone (17) 3421-8646
Iniciativa: Sescoop/SP
Apoio: Coacavo, Sicoob Credlíder, Coopevo Dinâmica e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Escritores podem enviar textos para caderno do FLIV
Escritores de Votuporanga e região poderão ter textos publicados no caderno de programação do Festival; prazo para enviar material vai de 22 a 26 de julho
A quinta edição do Festival Literário de Votuporanga - FLIV 2015 está com inscrições abertas para escritores que queiram ter seus textos publicados no caderno de programação do evento. Interessados podem enviar seus materiais de 22 a 26 de julho para o e-mail fliv@flivotuporanga.com.br
É preciso enviar um texto (na íntegra ou trecho) nos gêneros conto e crônica (com até 2.300 caracteres com espaços) ou poema (em até 46 versos), com nome completo e telefone para contato. O escritor deve ser de Votuporanga ou das cidades vizinhas. A organização analisará e selecionará os textos mais representativos para integrar os milhares de cadernos de programação que serão distribuídos no festival.
“Além de incentivar o hábito da leitura, o objetivo do FLIV também é divulgar os escritores e artistas do município e da região”, destaca Cibeli Moretti, coordenadora do evento.
FLIV
O Festival Literário de Votuporanga completa 5 anos em 2015. Em quatro edições, mais de 160 pessoas passaram pela feira que conta com shows, oficinas, mesas de debate, capacitações para professores, encontro com autores, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros para as crianças, além de espetáculos de teatro, dança e música.
Com entrada gratuita, a Feira terá uma estrutura de mais de 2 mil m² montada no centro da cidade, integrando a Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e a Praça Dr. Fernando Costa. As atividades serão desenvolvidas entre 7 e 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta; e das 9h às 22h de sábado e domingo.
A organização é da Prefeitura e Instituto Comuna, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa),da Organização Social de Cultura Abaçai e do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. Mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou nas redes sociais como @flivotuporanga
Poeta Manoel de Barros será homenageado na edição 2015
A 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga – Fliv, que será realizada entre 7 e 15 de agosto na cidade do interior paulista, terá como homenageado o poeta brasileiro Manoel de Barros. Durante os nove dias do evento com entrada gratuita, a organização espera receber mais de 60 mil pessoas, público registrado no último ano. A programação de palestras e atividades está sendo concluída, mas já foram anunciados os shows de Demônios da Garoa, dia 7, e de Zélia Duncan, dia 15.
O escritor Manoel de Barros será lembrado nove meses após sua morte, que se deu em 13 de novembro de 2014, aos 97 anos. Do legado de 18 livros de poesia e relatos autobiográficos, estiveram ainda cinco livros infantis. “As crianças são o foco do Fliv. Queremos incentivar leitores desde seus primeiros anos de idade”, explica a coordenadora Cibeli Moretti.
Ao longo de seus 70 anos de poesia, Manoel de Barros foi agraciado com o Prêmio Jabuti duas vezes, em 1990 e 2002, com as obras “O guardador de águas” (1989) e “O fazedor de amanhecer” (2001). Em 2000, foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. Teve sua obra traduzida em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Em 2008, foi tema do documentário “Só dez por cento é mentira”, de Pedro Cezar. Em 1986, Carlos Drummond de Andrade disse que Manoel de Barros era o maior poeta brasileiro vivo. Antonio Houaiss, um dos mais importantes filólogos e críticos brasileiros escreveu: “Tenho por sua obra a mais alta admiração e muito amor”.
A coordenadora do Fliv, Cibeli Moretti, explica que a programação contará com diversas atividades lembrando do legado de Manoel de Barros, “mas o Fliv é um grande painel para divulgarmos também novos autores e enriquecer nossa cultura”.
O FLIV
O Festival Literário de Votuporanga completa 5 anos em 2015. Em quatro edições, mais de 160 pessoas passaram pela feira que conta com shows, oficinas, mesas de debate, capacitações para professores, encontro com autores, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros para as crianças, além de espetáculos de teatro, dança e música.
Com entrada gratuita, a Feira terá uma estrutura de mais de 2 mil m² montada no centro da cidade, integrando a Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e a Praça Dr. Fernando Costa. As atividades serão desenvolvidas entre 7 e 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta; e das 9h às 22h de sábado e domingo.
Já passaram pelo Fliv renomados escritores, como Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, Mário Prata, Paulo Lins (Patrono em 2014), entre outros.
A organização é da Prefeitura e Instituto Comuna, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Organização Social de Cultura Abaçai e do Governo do Estado, por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. Mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou nas redes sociais como @flivotuporanga
FLIV 2015: confirmada para agosto a quinta edição do festival literário
As primeiras informações sobre o Festival Literário de Votuporanga – Fliv 2015 foram apresentadas na tarde desta sexta-feira (26/6) pelo prefeito Junior Marão, aSecretária Municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp e a coordenadora, Cibeli Moretti. O evento será realizado de 7 a 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta; e das 9h às 22h de sábado e domingo, numa grande estrutura montada na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e Praça Dr. Fernando Costa, centro da cidade. A organização é da Prefeitura e Instituto Comuna.
Como acontece em todos os anos, um autor é escolhido para ser homenageado durante o festival. Neste ano, o poeta brasileiro Manoel de Barros, morto em 13 de novembro de 2014, será lembrado por suas importantes obras literárias, entre elas muitas voltadas ao público infantil que é o grande foco do FLIV 2015. “As atividades têm como principal foco as crianças. Acreditamos que, para ter bons leitores, precisamos incentivar o hábito da leitura desde a infância com iniciativas que democratizem o acesso aos livros e à cultura”, destaca a coordenadora do evento, Cibeli Moretti.
O Fliv atrai visitantes de várias partes do Estado que vêm conferir nove dias de uma intensa programação, como shows, oficinas, mesas de debate, capacitação para professores, encontro com autores, sessões de contação de histórias, comercialização e distribuição de livros para as crianças, além de espetáculos de teatro, dança e música.
Para 2015, foram anunciados dois shows para o palco da Concha Acústica. Demônios da Garoa irão abrir o evento no dia 7 de agosto. No sábado, dia 15 de agosto, o show da cantora Zélia Duncan encerra o festival.
O acesso às atividades é gratuito. Em quatro edições, o Fliv registrou um público de mais de 160 mil pessoas, atingindo aproximadamente 40 municípios próximos a Votuporanga.
Nas quatro edições já passaram pelo Fliv renomados escritores, como Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, João Paulo Cuenca, Mário Prata, Lourenço Mutarelli, Marcelino Freire, Sergio Vaz, Humberto Wernek, Braulio Tavares, Francisco Bosco, Antônio Cícero, Andre Dahmer, Alexandra Moraes, Frederico Barbosa (Patrono em 2013), Paulo Lins (Patrono em 2014), Ronaldo Correia de Britto, Antônio Geraldo, Heitor Ferraz Mello (curador em 2014), Cristóvão Tezza, Alice Sant’Anna, Chacal, além de shows com Almir Sater, Fernanda Porto, Jair Rodrigues e Luciana Mello, Ed Motta, Toquinho e Tiê, Sergio Reis e Renato Teixeira, com o espetáculo Amizade Sincera; Biquini Cavadão, Chico Cesar, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Jorge Aragão e o grupo musical infantil Gangorra; entre outros.
Em 12 dias, Fliv atraiu cerca de 60 mil pessoas
Festival chega ao fim com aumento de público de 35% em relação à edição passada
Os números desta edição do FLIV - Festival Literário de Votuporanga comprovam que o evento já é uma realidade no calendáriocultural do estado. Cerca de 60 mil pessoas desfrutaram, ao longo de 12 dias,de uma programação plural, que reuniu encontros com importantes nomes daliteratura nacional, shows, apresentações de teatro e contações de histórias.
A quarta edição do Fliv, quechega ao fim neste dia 10 de agosto, teve um expressivo crescimento de público35% em relação ao ano passado, com visitantes de mais de 30 cidades. Outro dadoimportante foi o de atendimento às escolas. Em média, 15 instituições de ensinode Votuporanga e região visitaram o festival diariamente.
Ainda em relação à atenção com aformação leitores – um dos principais objetivos do Fliv – vale destacar adoação de cerca de 104 mil livros para crianças de escolas da rede pública deVotuporanga.
Segundo a secretária municipal deEducação, Cultura e Turismo, Silvia Stipp, o Fliv vem superando as expectativasa cada ano. Ela credita esses resultados à pluralidade da programação, comatrações literárias e musicais, atraindo várias gerações de visitantes. Elareforça ainda que “o sucesso foi muito grande por conta da interação entre aliteratura e outras manifestações artísticas, como apresentações de teatro econtação de histórias. Ou seja, a criança acaba vivenciando a literatura pormeio de outras formas de fazer arte”, comenta.
Para a próxima edição, asecretária de cultura adianta que o desafio é continuar investindo numaprogramação de qualidade e no nível de profissionalismo de todas as equipesenvolvidas na realização do evento. Silvia Stipp ressalta que o planejamentopara o Fliv 2015 terá especial atenção na programação de autores infantis.“Queremos, desta maneira, chamar cada vez mais a atenção deste público, paraque ele se sinta parte integrante e principal deste evento”, finaliza.
A quarta edição do Fliv tem opatrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas por meio do Programa de AçãoCultural – Proac/ICMS, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado daCultura; Senac Votuporanga e TV TEM (afiliada Rede Globo).