Escritores podem enviar textos para caderno do FLIV
A sexta edição do Festival Literário de Votuporanga - FLIV 2016 abrirá nesta quarta-feira (21/9) as inscrições para escritores que queiram ter seus textos publicados no caderno de programação do evento. Interessados podem enviar seus materiais de 21 a 27 de setembro para o e-mail fliv@flivotuporanga.com.br.
É preciso enviar um texto (na íntegra ou trecho) nos gêneros conto e crônica (com até 2.300 caracteres com espaços) ou poema (em até 46 versos), com nome completo e telefone para contato. O escritor deve ser de Votuporanga ou das cidades vizinhas. A organização analisará e selecionará os textos mais representativos para integrar os milhares de cadernos de programação que serão distribuídos no festival.
FLIV
A 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será no Parque da Cultura, entre os dias 21 e 29 de outubro, com uma extensa programação aberta a todos os públicos e com foco no estímulo à leitura e incentivo às atividades culturais. O festival votuporanguense é um evento multicultural considerado um dos mais importantes do Estado.
A edição deste ano homenageará a poetisa Cora Coralina e tem como patronesse Eliane Godoi, grande apoiadora do evento em Votuporanga e secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo no período de criação do festival, em 2011.
A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçaí Cultura e Arte (Organização Social de Cultura), Poiesis (Organização Social de Cultura); do SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e SESI-SP (Serviço Social da Indústria).
Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga
Artistas podem inscrever projetos no FLIV
Artistas que queiram desenvolver atividades de Teatro de Rua, Contação de Histórias, Música e Circo, podem se inscrever a partir desta sexta-feira (16/9) para o FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que será de 21 a 29 de outubro, no Parque da Cultura. Os projetos devem ser entregues em envelope lacrado e identificado com etiqueta padrão do Festival até o dia 23 desetembro, na Secretaria Municipal da Cultura e Turismo do município.
Não há limite de projetos inscritos por participante, mas apenas um projeto de cada artista será selecionado. A apresentação não poderá ter duração inferior a 30 minutos.
“Essa é uma oportunidade para que os artistas da cidade mostrem os seus trabalhos e contribuam com suas produções na construção da programação do Festival. Sobre os projetos, o tema é livre, mas daremos prioridade para aqueles que estejam relacionados com a homenageada desta edição, a escritora Cora Coralina”, comentou Cibeli Moretti, coordenadora do FLIV.
Os selecionados deverão ter disponibilidade para trabalhar entre os dias 22 e 29 de outubro de 2016, para um público heterogêneo e volumoso podendo chegar a 600 pessoas por sessão, em horários previamente acordados, que deverão acontecer entre 7h30 e 22h. Os projetos escolhidos serão divulgados no dia 3 de outubro.
Confira o regulamento completo!
O FLIV
A 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será no Parque da Cultura, entre os dias 21 e 29 de outubro, com uma extensa programação aberta a todos os públicos e com foco no estímulo à leitura e incentivo às atividades culturais. O festival votuporanguense é um evento multicultural considerado um dos mais importantes do Estado. A edição deste ano homenageará a poetisa Cora Coralina e tem como patronesse Eliane Godoi, grande apoiadora do evento em Votuporanga e secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo no período de criação do festival, em 2011. A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçaí Cultura e Arte (OrganizaçãoSocial de Cultura), Poiesis (Organização Social de Cultura); do SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e SESI-SP (Serviço Socialda Indústria).
Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ouno facebook.com/flivotuporanga.
FLIV promove curso de contação de histórias para educadores
O Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será de 21 a 29 de outubro, mas as atividades voltadas ao incentivo à leitura já vão começar. Nesta terça e quarta-feira (30 e 31), a famosa escritora, atriz e contadora de histórias Kiara Terra estará em Votuporanga para capacitar professores, atores e profissionais de contação de histórias.
As atividades serão no auditório do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, das 10 às 17 horas. Os participantes do curso farão, de maneira voluntária, sessões de contação de histórias para o público durante o FLIV.
A capacitação busca fortalecer o trabalho do educador-narrador com a palavra escrita e narrada. “Trabalhamos juntos para desenvolver em cada educador o melhor contador de histórias que ele podese tornar”, explica Kiara.
Conforme explica a coordenadora do FLIV, Cibeli Moretti, entre as propostas da atividade está a apresentação desse modelo inovador de educação. “Acreditamos que, por meio da contação de histórias para crianças, seja possível estimular a imaginação e a criatividade, assim como despertar a curiosidade pela leitura e a busca de conhecimento”, destaca Cibeli.
Na opinião da Secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, “sempre foi um desejo pensar no FLIV como um norteador para ações durante todo o ano, a exemplo da programação do FLIV Itinerante e agora com a formação ofertada pela Kiara, onde uma rede de pessoas capacitadas se torna multiplicadora de atuações ligadas a literatura”.
A atividade é uma realização do FLIV e da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Organização Social Poiesis, por intermédio da Oficina Cultural Fred Navarro.
Kiara Terra
Kiara Terra nasceu em São Paulo, formou-se emTeatro, no Célia Helena Centro de Artes e Educação, e em Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Contadora de histórias desde 1998, Kiara também atua como escritora. Em 2009, lançou seu primeiro livro, “A Menina dos Pais-crianças”, ilustrado por Jean-Claude Ramos Alphen e publicado pela editora Ática. Atualmente, ela viaja o Brasil formando educadores.
Há 15 anos, Kiara criou um método de narração de histórias chamado “A História Aberta”, baseado em narrativas colaborativas, que acontecem com participação do público.
“Ela é presença constante nos melhores lugares com contação de histórias, seja nas unidades do Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca de São Paulo, além de inúmeras conhecidas livrarias e eventos como Virada Cultural, Bienal do Livro, entre tantos outros”, afirma Carlos Yamaguchi, jornalista e espectador de Kiara Terra.
O FLIV
A 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será no Parque da Cultura, entre os dias 21 e 29 de outubro, com uma extensa programação aberta a todos os públicos e com foco no estímulo à leitura e incentivo às atividades culturais. O festival votuporanguense é um evento multicultural considerado um dos mais importantes do Estado. A edição deste ano homenageará a poetisa Cora Coralina e tem como patronesse Eliane Godoi, grande apoiadora do evento em Votuporanga e secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo no período de criação do festival, em 2011. A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçaí Cultura e Arte (OrganizaçãoSocial de Cultura), Poiesis (Organização Social de Cultura); do SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e SESI-SP (Serviço Social da Indústria).
Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga. Escritores e demais interessados em apoiar o evento podem entrar emcontato pelo e-mail fliv@flivotuporanga.com.br
Eliane Godoi é escolhida patronesse do FLIV 2016
Gerente da unidade votuporanguense do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e ex-secretária municipal de Educação e Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi foi escolhida para a apadrinhar a 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga - FLIV 2016, que será realizada entre os dias 21 e 29 de outubro, no recém-inaugurado Parque da Cultura.
Reconhecida por suas iniciativas de apoio à comunidade artística local, bem como por seus esforços em favor de um maior acesso à arte e à cultura pela população do município, Godoi atualmente ocupa o cargo de vice-presidente do Instituto Comuna, organização encarregada da realização do FLIV, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga.
Durante sua gestão na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, Eliane foi a responsável pelo início do FLIV. Antes disso, ainda como gerente do Senac, já realizava a Feira de Troca de Livros, uma iniciativa que tinha por objetivo incentivar a circulação de títulos literários entre os moradores da cidade, de forma gratuita. Entre seus lemas sempre esteve: "Vamos fazer de Votuporanga uma cidade de leitores".
Sobre o título de patronesse desta edição do FLIV, Eliane Godoi se disse “muito honrada pelo convite” e também fez questão de ressaltar a relevância do festival para o cenário cultural da cidade: “considero que o FLIV tem uma importância ímpar no desenvolvimento literário e cultural de Votuporanga e região, proporcionando o acesso à leitura e, por consequência, contribuindo para o desenvolvimento humano”.
O prefeito Junior Marão afirmou que ter Eliane como patronesse do FLIV “é uma homenagem mais do que justa por toda sua dedicação ao evento” e também expressou um desejo pessoal de que “o Festival Literário tenha uma vida longa em Votuporanga e que continue a levar o nome de nossa cidade para todo o Brasil”.
De acordo com a coordenadora do evento, Cibeli Moretti, a escolha de homenagear Eliane com o título de patronesse se deu não só por conta de seu perfil de “amante das artes”, que “gosta de ver a cidade pulsando”, mas também devido à sua atuação como gestora: “Ela escreveu uma nova história para a arte e para a cultura na cidade”, afirma Cibeli. “A Eliane abriu diversos caminhos para Votuporanga. Ela se aproximou muito da classe artística e profissionalizou a gestão cultural, numa época em que o Departamento de Cultura ainda pertencia à Secretaria Municipal de Educação”, completa.
Para a Secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp. “a escolha da Eliane para apadrinhar o evento é uma forma de homenageá-la por ter viabilizado o nascimento do FLIV, e também reconhece seu histórico à frente de importantíssimos trabalhos no município”.
Ainda segundo a coordenadora do festival, ao eleger Godoi como patronesse do FLIV 2016, o evento reafirma seu objetivo de “destacar a importância das mulheres”, já que, neste ano, a personalidade homenageada pelo FLIV será a escritora goiana Cora Coralina (1889-1985), considerada uma das importantes poetisas da literatura brasileira.
Antes de Cora, a única figura feminina a ser homenageada pelo festival foi a artista plástica Tarsila do Amaral (1886-1973), lembrada na edição de 2014 do evento.
O festival
A 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será realizada entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura. O evento contará com atrações como shows, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro e dança, exposição e venda de livros, entre outras atividades. Toda programação tem entrada gratuita.
Neste ano, o FLIV terá início com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, no dia 21 de outubro. Os demais shows, atrações e convidados especiais serão divulgados nas próximas semanas.
O Festival Literário de Votuporanga é realizado pelo Instituto Comuna e pela Prefeitura de Votuporanga, com a promoção da TV TEM, afiliada da Rede Globo, e patrocínio da Elektro, por meio do ProAC-ICMS – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo. O evento também conta com apoio do SESI-SP (Serviço Social da Indústria), do SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e do Governo do Estado de São Paulo através das Organizações Sociais de Cultura Poiesis, APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e da Abaçaí Cultura e Arte. Para acompanhar as novidades sobre o festival e obter mais informações, acesse o site do evento (www.flivotuporanga.com.br) ou visite a página do FLIV no Facebook (www.facebook.com/flivotuporanga).
Escritores e demais interessados em apoiar o evento também podem entrar em contato pelo e-mail fliv@flivotuporanga.com.br.
Cora Coralina será a homenageada do FLIV 2016
O festival será realizado no Parque da Cultura em Votuporanga; espaço foi inaugurado no dia 13 agosto pelo prefeito Junior Marão e o Governador do Estado, Geraldo Alckmin
É tradição, entre os eventos voltados à literatura, a escolha de uma personalidade para ser lembrada com mais atenção e honra. Pela segunda vez o Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 homenageará uma mulher. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, Cora Coralina terá sua vida e obra retratados durante o evento, de 21 a 29 de outubro. Antes dela, a artista plástica, Tarsila do Amaral, havia sido homenageada em 2014. Foram homenageados também os poetas Vinícius de Moraes e Manoel de Barros.
O curador do FLIV 2016 será Reynaldo Damazio, reconhecido escritor e fundador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas, em São Paulo. Ele destaca a escolha de Cora Coralina para a menção do festival. “Historicamente, a literatura escrita por mulheres ficou em segundo plano, obscurecida pela exclusão e pelo preconceito. A expressão de talento e criatividade de grandes autoras felizmente prevaleceu, como na linda história da poeta Cora Coralina, homenageada pelo FLIV. O fato de ter estudado apenas nos primeiros anos do ensino fundamental e de só ter estreado na literatura aos 76 anos, não a impediu de deixar uma obra singular e hoje respeitada”, diz.
O escritor reconhece a importância do festival para fomentar o debate que valoriza a arte da escrita. “Inspirada na trajetória e na obra de Cora Coralina, a proposta do FLIV 2016 é promover um amplo diálogo entre as múltiplas vozes da literatura brasileira contemporânea”.
Cora Coralina escreveu contos, poemas, poesias e até mesmo literatura infantil, colaborou para jornais, foi proprietária de estabelecimentos e doceira por mais de 20 anos.
Nasceu na cidade de Goiás, em 1889, e morou no interior de São Paulo durante 45 anos, passando pelas cidades de Jaboticabal, Penápolis e Andradina. Depois retornou a sua terra natal, onde faleceu, em 1985. Damazio conta que ela “tinha orgulho de ser doceira de mão cheia. Recebeu o apoio de jovens escritores para publicar seu primeiro livro e ganhou elogios de Carlos Drummond de Andrade. Foi poeta de palavras cheias e intensas como as águas do rio Vermelho, que corre ao lado da casa onde morou e que hoje abriga o museu com seu nome”. O primeiro livro de Cora foi “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, de 1965, quando tinha 76 anos de idade.
Local
O palco do FLIV 2016 será o Parque da Cultura, inaugurado em 13 de agosto, pelo prefeito Junior Marão e o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, ao lado de diversas autoridades e população. O Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali", instalado no Parque, será inaugurado durante a programação do FLIV, em outubro.
No período de 21 a 29 de outubro, o público poderá conferir shows, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro e dança, exposição e venda de livros, entre outras atividades. Serão nove dias de intensa programação com entrada gratuita. A 6ª edição do FLIV terá início com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi – SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, no dia 21 de outubro. Outros shows e convidados especiais serão anunciados nas próximas semanas.
A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), SESI-SP e Poiesis (Organização Social de Cultura). Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga
Escritores e demais interessados em apoiar o evento podem entrar em contato pelo e-mail fliv@flivotuporanga.com.br
FLIV confirma edição para outubro com show de João Carlos Martins
O evento será aberto no dia 21 de outubro com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi – SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins
Um dos maiores eventos culturais do interior paulista está sendo preparado para outubro deste ano. Tradicionalmente realizado em agosto pelo aniversário da cidade, o Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 teve a data alterada para o final de outubro em decorrência do período eleitoral.
De 21 a 29 de outubro, o público poderá conferir shows, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro e dança, exposição e venda de livros, entre outras atividades. Serão nove dias de intensa programação desenvolvida no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Botura”. O espaço é aberto a todos sem cobrança de convites ou inscrições.
A 6ª edição do FLIV terá início com a apresentação da Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi – SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, no dia 21 de outubro. Outros shows e convidados especiais serão anunciados nas próximas semanas.
O festival votuporanguense é um evento multicultural considerado um dos mais importantes do Estado, segundo afirma a coordenadora do evento, Cibeli Moretti. Em cinco edições, registrou um público de quase 200 mil pessoas. Já passaram pelo FLIV renomados escritores, como Alice Ruiz, Ricardo Aleixo, Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, Mário Prata, Paulo Lins (Patrono em 2014), entre outros.
O foco é incentivar a leitura entre o público infanto juvenil. Dessa forma, escolas e entidades que lidam com crianças e jovens têm uma atenção especial para agendar visitas. “Cerca de 35% do público é formado por leitores em seus primeiros anos de vida”, conta Cibeli.
Para o prefeito Junior Marão “o FLIV é uma semente plantada em 2011 e que trará muitos frutos para as próximas gerações”.
A estudante de Neves Paulista, Larissa Schinelo, de 2016 esteve na edição de 2015 com colegas da escola. “Participar do FLIV é uma grande oportunidade de ter mais acesso à cultura”.
A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e SESI-SP. Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga
Escritores e demais interessados em apoiar o evento podem entrar em contato pelo e-mail fliv@flivotuporanga.com.br
FLIV Itinerante marca mobilização em prol da leitura
O “FLIV Itinerante – Leitores do Futuro” iniciou suas ações de incentivo à leitura nesta quinta-feira (1/10), na Praça dos Expedicionários, durante as ações do Dia de Mobilização Nacional pela Leitura. O ônibus percorrerá bairros do município e oito cidades da região: Tabapuã, Potirendaba, Parisi, Valentim Gentil, Novais, Magda, Votuporanga/Simonsen e Sebastianópolis do Sul.
A biblioteca móvel, montada dentro de um ônibus, possui prateleiras com mais de 1 mil livros da literatura infanto-juvenil, além de equipamentos de multimídia para sessões de cinema com filmes educativos. Entre os autores, estarão nomes como Monteiro Lobato, Manoel de Barros (homenageado no FLIV 2015), Mário de Andrade e Adélia Prado.
O FLIV Itinerante também promoverá atividades culturais e artísticas com a comunidade. “Ele é um evento literário que estará próximo da população, promovendo inclusão social por meio do livre acesso à informação”, destaca a Secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp.
Na próxima segunda-feira (5/10), ele estará em Sebastianópolis do Sul. Dia 6, viaja para Magda e depois, no dia 7, irá para Valentim Gentil. As crianças de Parisi poderão conhecer a biblioteca móvel no dia 8. Já nos dias 19, 20 e 21, o ônibus irá para Novaes, Potirendaba e Tabapuã, respectivamente.
“A formação de leitores é nosso principal objetivo. Por isso, a programação de visitas privilegiará as escolas e lugares de concentração de crianças e jovens”, explica a coordenadora do FLIV, Cibeli Moretti.
A iniciativa é considerada inédita na região Noroeste Paulista e tem o patrocínio da Noble Agri, através do Programa de Ação Cultural – Proac/ICMS, Governo do Estado de São Paulo; da Expresso Itamarati; e apoio do Auto Posto Vilar, Ipiranga e Prefeitura.
Foto: André Luiz D. Takahashi
FLIV recebe voto de congratulação da Câmara Municipal de Votuporanga
A Câmara Municipal de Votuporanga homenageou na segunda-feira, 31, os organizadores e idealizadores do 5º FLIV - Festival Literário de Votuporanga, promovido no início do mês de agosto, em comemoração ao aniversário do município. A homenagem partiu do vereador Douglas Lisboa da Silva, que apresentou voto de congratulação em agradecimento ao 5º FLIV.
“O Festival Literário trouxe uma bagagem importante à população, com incentivo à leitura, à escrita, à música e às demais atrações que foram apresentadas, são eventos como esse que precisamos ”, justificou Douglas.
Em comemoração ao aniversário de 78 anos do município, entre os dias 07 e 15 de agosto foi realizado o 5º Festival Literário de Votuporanga, onde foram desenvolvidas mais de 150 atividades, entre elas shows com personalidades como Demônios da Garoa, Rolando Boldrin e Zélia Duncan. Também tiveram apresentações de músicos de Votuporanga e região como o Grupo Musical Votuporanguense Iaiá-Me-Sacode, da Banda riopretense Varal de Renda, da Corporação Musical Zequinha de Abreu, Canto Livre e do Projeto Sinfônico da Escola Municipal de Artes.
O FLIV teve ainda a participação de várias personalidades literárias para o Sarau de Prosa com Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins, André Sant´Anna, Sarau Poético, com Alice Ruiz, Micheliny Verunschk, Ricardo Aleixo, tendo também a presença do educador Geraldo Peçanha de Almeida, que lançou o livro “O anjo de bicicleta”, além da pequena Kaciane Marques Nascimento, de 10 anos, que falou às crianças sobre sua paixão pelos livros.
Durante o evento aconteceram rodas de conversas com a presença de grande público interessado em ouvir o jornalista Caco Barcellos, o músico Tico Santa Cruz, o cartunista Reinaldo, ex-Casseta e Planeta, e a personal stylist Titta Aguiar.
“Apresentamos o Voto de Congratulação a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, recebendo a homenagem a representante Silvia Brandão Cuenca Stipp, e extensivo a todos os colaboradores daquela pasta envolvidos na realização do FLIV, o nosso muito obrigado pelo belíssimo trabalho realizado em nossa Cidade” finalizou Douglas.
FLIV entrega 10 mil livros para escolas estaduais
Cerca de 7 mil alunos da rede estadual de ensino estão recebendo, gratuitamente, exemplares das obras adaptadas de Machado de Assis e José de Alencar. Na última semana, os 10 mil livros foram entregues para a Diretoria Regional de Ensino por meio de uma ação do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015. As obras já estão sendo repassadas para 26 escolas de ensino médio localizadas em 18 municípios da região.
A doação das obras foi feita ao FLIV pela coordenadora do projeto de adaptação, Patrícia Secco, com apoio do Instituto Brasil Leitor e do Senac Votuporanga. Outros 37 mil livros foram distribuídos para o público do festival durante os nove dias do evento, realizado de 7 a 15 de agosto.
“Tivemos grande procura dos livros por parte dos visitantes do FLIV. Depois, numa ação de extensão do festival, repassamos este restante de 10 mil exemplares diretamente para o público infanto-juvenil das escolas de ensino médio. Eles vão poder levar para a casa ou trabalhar a leitura em sala de aula. Ficará a critério de cada escola”, explica a Secretária de Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga, Silvia Stipp.
Autor de dezenas de títulos infantis, Patrícia Secco viabilizou a adaptação dos textos de Machado de Assis e José de Alencar para uma linguagem facilitada, a fim tornar as obras mais acessíveis ao público iniciante no universo literário.
5ª edição do FLIV foi um show de cultura e arte
A voz dos poetas, a música, as histórias dos artistas e escritores… Por nove dias, Votuporanga respirou cultura, emocionou-se com a arte e viveu momentos que fugiram do comum. Entre 7 e 15 de agosto, estima-se que 70 mil pessoas se encontraram no centro da cidade para celebrar a quinta edição do Festival Literário de Votuporanga- FLIV 2015 e também o aniversário de 78 anos do município. Foram realizadas mais de 150 atividades gratuitas em 130 horas de festival num espaço de mais de 2 mil m².
O evento veio para agradar a todos os públicos e encantar de crianças a idosos, que nos bancos das praças, nas almofadas da decoração ou na plateia da concha participaram dos shows de Demônios da Garoa, Rolando Boldrin, Zélia Duncan e dos grupos Iaiá Me Sacode, Varal de Renda, Corporação Musical Zequinha de Abreu, Canto Livre e Projeto Sinfônico da Escola Municipal de Artes.
Os escritores convidados arrancaram aplausos e incentivaram a compra de livros e até a iniciação à escrita. O FLIV recebeu personalidades da literatura para o Sarau de Prosa com Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins e André Sant´Anna e o Sarau Poético com Alice Ruiz, Micheliny Verunschk e Ricardo Aleixo. O educador Geraldo Peçanha de Almeida lançou o livro “O anjo de bicicleta” e a pequena Kaciane Marques Nascimento, de 10 anos, falou às crianças sobre sua paixão pelos livros.
Nas rodas de conversa, o FLIV recebeu grandes plateias interessadas em ouvir o jornalista Caco Barcellos, o músico Tico Santa Cruz, o cartunista Reinaldo ex-Casseta e Planeta e a personal stylist Titta Aguiar.
Isabela Preto Junqueira e Marcelo Biorki ministraram oficinas ensinando professores e adolescentes sobre a arte da escrita e da criatividade. Jussara Beloni mostrou como tirar música dos mais variados instrumentos. Divertidas e educativas histórias foram contadas por Álvaro Rovares, Gabriela de Carvalho, Con Lopes, Drica Sanches e Guido Caratori.
Bebês e gestantes tiveram atenção especial com a programação da Semana do Bebê e sua brinquedoteca Bibi Fom Fom. A biblioteca móvel do FLIV Itinerante atraiu curiosos e interessados em conhecer o projeto que agora passa a visitar bairros de Votuporanga e outras sete cidades da região. O Expresso Itamarati estimulou a leitura com a oferta de livros em linhas circulares.
Entre uma atividade e outra, o público se surpreendia com as intervenções Niac ou a dança urbana dos grupos Jam e Fulano de Tal e a capoeira do grupo Alvorada. A cultura rap homenageou nosso homenageado, Manoel de Barros com criatividade e energia das paradas poéticas. Os espetáculos “Circo Lando”, “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” e “Vila Tarsila” encantaram ao público.
Os visitantes puderam ainda comprar peças na Feira do Artesanato de entidades assistenciais da cidade. O Senac promoveu uma feira de troca de livros e as livrarias Espaço, Premier e Saraiva comercializaram grandes sucessos da literatura para todas as idades e gêneros. Quem passou pelo FLIV pode levar para cada, gratuitamente, exemplares de obras adaptadas de José de Alencar e Machado de Assis , doados por meio do projeto de Patrícia Engel Secco, com apoio do Instituto Brasil Leitor e do Senac Votuporanga e realização do Ministério da Cultura.
O FLIV registrou a visita de diversas caravanas de estudantes. Cerca de 10 mil alunos vieram de 32 cidades, entre elas Araçatuba, São José do Rio Preto, Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis, Urânia, Magda e Mira Estrela.
A coordenadora do evento, Cibeli Moretti, destaca que 35% do público do festival foi de crianças e adolescentes, o que atinge a meta de formar leitores e escritores desde os primeiros anos da idade escolar. "É inspirador ver tanta gente mobilizada para viabilizar um evento de celebração não só da literatura, mas da arte de maneira geral - parceiros, patrocinadores, e a população que tem recebido o Fliv de braços abertos. O Fliv veio para colocar ao alcance das mãos um cardápio cada vez mas diversificado de descobertas, novos olhares, percepções; é este o papel da arte, inspirar. Fica a certeza de que esse movimento em torno do livro ainda vai nos levar além".
O festival superou as expectativas da organização. O prefeito Junior Marão, que acompanhou diariamente as atividades, postou em sua rede social sobre a alegria de promover o FLIV. “Sem dúvida, o Festival Literário se firma, a cada ano, como o principal evento cultural e literário de toda a região. O evento reuniu milhares de pessoas em nove dias, entre elas crianças, adolescentes, adultos e idosos. Uma festa democrática para todos os públicos. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos na organização e também todos os parceiros e patrocinadores que viabilizaram o FLIV em 2015. O Festival Literário é um orgulho para Votuporanga e esta levando o nome de nossa cidade para todo o Brasil. Para 2016, não tenho duvida que será ainda melhor!”.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, observou que “o festival consegue reunir atividades e atrações que apresentam a literatura para o público nas mais diversas roupagens. E a maior satisfação é perceber que todos se encantam, cada um à sua maneira”.
A organização do FLIV é assinado pelo Instituto Comuna e Prefeitura de Votuporanga, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, Governo do Estado, Deputado Carlão Pignatari e Senac Votuporanga; patrocínio do Supermercado Porecatu e HSA Logística e Transportes por meio do Programa de Ação Cultural –ProAC/ICMS e ainda Banco do Brasil; promoção TV TEM. A página oficial é www.flivotuporanga.com.br
Aprovação popular
O sucesso da 5ª edição do FLIV é comprovado pelos depoimentos colhidos com visitantes do FLIV:
“O FLIV é o melhor evento a trazer cultura para os jovens” - Bárbara Zanini Visoná, 17 anos, estudante, Votuporanga
“O que o FLIV tem feito, desde o seu começo, é mostrar que a literatura é um mundo maravilhoso, um mundo de descobertas” - Patrícia Engel Secco, 51 anos, escritora, São Paulo
“O FLIV é muito importante para incentivar os jovens a entrar em contato com os livros e com debates importantes” - Marcela Rigo Nazaré, 17 anos, estudante, Votuporanga
“Participar do FLIV é uma grande oportunidade de ter mais acesso à cultura” - Larissa Schinelo, 15 anos, Neves Paulista
“Pessoas que, muitas vezes, não tem conhecimento sobre o mundo literário acabam se sentindo atraídas por ele, por causa das atrações que o FLIV oferece” - Isabella Rossanezi Milaneze, 15 anos, estudante, Fernandópolis
“É a primeira vez que venho ao Fliv, e achei super legal. Gosto de histórias infantis, e meu livro preferido de hoje foi sobre uma menina que roubava livros para dar aos mais pobres” - Ana Luiza, 7 anos, Votuporanga
“Eu estou no 2º ano do ensino médio e mais do que nunca percebo que a leitura é um fator determinante para se ir além. Espero que o Fliv continue evoluindo mais a cada ano” - Walter Souza, 16 anos, Álvares Florence
“Venho no Fliv desde o primeiro ano, em 2010, quando tinha 10 anos, e vejo uma enorme evolução, tanto na estrutura como na programação” - Beatriz Amorin, 15 anos, Votuporanga
“Gostei muito da contação de histórias e das atividades teatrais, onde pude conhecer um pouco mais sobre o homenageado do Fliv, neste ano, Manoel de Barros. A maneira como tudo acontece é incrível” - Pedro Henrique Soares, 9 anos, Valentim Gentil