Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

14/08/15

Sarau Poético é neste sábado

O último dia do FLIV 2015 também será marcado por um Sarau Poético, a partir das 17h30, no Galpão FLIV, com a presença dos escritores Alice Ruiz, Micheliny Verunschk e Ricardo Aleixo, sob mediação de Heitor Ferraz Mello. Eles interpretarão os próprios poemas e conversarão com o público sobre a sua arte.

Alice Ruiz é poeta, compositora e tradutora. Desde 1969, ela estuda com profundidade o haicai, gênero da poesia japonesa que marca sua trajetória poética. Publicou seu primeiro livro Navalhanaliga, em 1980, e mais tarde, em parceria com o poeta Paulo Leminski, publicou Hai Tropikai em 1985. Em 1989 ganhou o prêmio Jabuti com o livro Vice Versos (1988).

Micheliny Verunschk é poeta e romancista. Publicou os livros Geografia Íntima do Deserto, O Observador e o Nada e A Cartografia da Noite. Foi finalista do Prêmio Portugal Telecom 2004 e participou de várias antologias, como Na Virada do Século – Poesia de Invenção no Brasil, organizada por Claudio Daniel e Frederico Barbosa. No ano passado, lançou seu primeiro romance Teresa – vida e morte de uma santa suicida.

Ricardo Aleixo é um dos mais inventivos poetas brasileiros da atualidade. Ele já lançou seis livros de poesia: Festim, A Roda do Mundo (em parceria com o poeta Edimilson de Almeida Pereira), Quem Faz o Quê?, Trívio, Máquina Zero e Modelos Vivos. Em sua obra, a poesia abraça todos os campos possíveis da expressão, como a sonoridade, a oralidade e a plasticidade da imagem poética.


14/08/15

Histórias e músicas para crianças no último dia do FLIV

Completam a programação deste sábado, no Galpão FLIV, a contação de histórias com Álvaro Rovares, às 9h e reapresentação às 11h; apresentação cultural da Semana do Bebê, às 10h; e oficina de instrumentos e musicalização, com Jussara Belloni, às 14h30. Já na Feirinha FLIV, haverá apresentação do grupo JAM Danças Urbanas, às 15h30, e Feira de Troca de Livros do Senac, das 9h às 22h. Saiba mais sobre o festival em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga 

14/08/15

Zélia Duncan encerra FLIV com show na Concha Acústica

Depois de nove dias de intensa programação com apresentações musicais, rodas de conversa, saraus, espetáculos teatrais, entre outras atividades, chega ao fim neste sábado (15/8) o Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015. Este ano, o evento recebeu personalidades como o cantor e apresentador Rolando Boldrin, o jornalista Caco Barcellos, o músico Tico Santa Cruz, os escritores Paulo Lins e Geraldo Peçanha e outros grandes nomes da literatura.

No último dia do festival, a programação começa às 9 horas e se encerra à noite com o show de Zélia Duncan, marcado para as 21 horas, no palco da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, aberto ao público. Dona de uma trajetória de sucesso no cenário musical brasileiro, a cantora promete mesclar composições próprias com canções do repertório afetivo da artista. O público pode esperar grandes hits, como Catedral, Enquanto Durmo, Alma e Tudo sobre você, além de músicas como Tua Boca e Vê Se Me Esquece, do álbum Zélia Duncan canta Itamar Assumpção – Tudo Esclarecido, lançado em vinil em 2015.


13/08/15

Mosaico na Estrada traz espetáculo sobre Tarsila do Amaral

A pintora modernista Tarsila do Amaral terá a sua vida representada na 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015. O evento multicultural teve início no último dia 7 de agosto e segue até este sábado com atividades focadas no público infanto-juvenil buscando a formação de leitores e incentivo à leitura. Nesta sexta-feira (14/8), às 20h30, o espetáculo contará a infância da pintora no palco da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, com entrada aberta a todos. 

Em “Vila Tarsila”, a coreógrafa Miriam Druwe, da Companhia Druw, e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista. Os figurinos dos atores e as imagens projetadas no palco de quadros pintados por Tarsila, como Abaporu e Sol Poente, transportam o público para o seu universo artístico. Tarsila, que morreu aos 86 anos, fez mais de 270 quadros entre os finalizados, inacabados e os dos últimos anos. 

A encenação é feita pelo projeto Mosaico na Estrada realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo – Sescoop/SP com o apoio de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa de Crédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga) e da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade. O Sescoop/SP surgiu em 1999 com o objetivo de contribuir para a revitalização das cooperativas paulistas, funcionando como um grande aliado cultural, econômico e social.

O Mosaico na Estrada conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do estado de São Paulo. Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.

O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas - teatro, música, cinema e artes plásticas – em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas. A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.


14/08/15

Ex-Casseta e Planeta conta suas histórias e diverte plateia

O humorista, cartunista e escritor Reinaldo Figueiredo, ex-integrante do Casseta & Planeta, esteve na noite desta quinta-feira (13/8) no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 para um bate-papo descontraído sobre sua carreira no humor, livros, quadrinhos e música. 

Um público de 200 pessoas se reuniu no Cine Fliv para prestigiar um dos escritores mais aguardados da edição deste ano. 

Reinaldo iniciou a conversa falando sobre seu novo livro, “A Arte de Zoar”, que traz alguns de seus cartuns de maiores sucessos já publicados em grandes folhetins do país. Ele ainda ressaltou a importância do humor para o povo brasileiro diante de tantos problemas políticos, econômicos e sociais.

Após a palestra, o público ainda pode conferir a apresentação da Corporação Musical “Zequinha de Abreu”, que trouxe ritmos como o mambo, o samba, músicas dos anos 1980 e diversas canções brasileiras e internacionais. 

Se apresentando depois da corporação, o grupo Fulano de Tal encerrou o sétimo dia do Festival Literário com um espetáculo de danças urbanas, que refletiam sobre o comportamento típico do cidadão brasileiro e o jeito singular de viver acelerado e um tanto confuso.

13/08/15

Monólogo sobre cartas de Drummond será encenado nesta 6ª

As emoções nas linhas e entrelinhas das correspondências trocadas durante 50 anos entre Carlos Drummond de Andrade e sua filha, a cronista e escritora Maria Julieta Drummond de Andrade serão apresentadas nesta sexta-feira (14/8), no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015. O monólogo com Sura Berditchevsky foi uma das atrações da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), a maior do país, e será encenado por duas vezes no Galpão FLIV , às 8h30 e às 13h30. A classificação indicativa é de 14 anos. 

A peça 

O espetáculo solo da atriz, diretora e dramaturga Sura Berditchevsky revela correspondências trocadas entre Drummond e sua filha, Maria Julieta. Para matar a saudade da filha, que morou em Minas Gerais e na Argentina, Drummond, do Rio de Janeiro, escreveu diversas cartas que expressavam carinho, delicadeza e bom-humor.

A peça revela que os dois mantiveram uma profunda cumplicidade, expressa por meio das correspondências trocadas desde que Maria Julieta tinha cinco anos de cidade. As cartas também contribuíram para que Maria Julieta se aproximasse cada vez mais do estilo de escrita do pai, mergulhando no mundo da literatura. Sura Berditchevsky é conhecida nacionalmente por sua atuação em grandes novelas da Rede Globo, entre elas Dancing Days, Selva de Pedra, Senhora do Destino e outras.


13/08/15

FLIV apoia campanha do Hospital do Câncer de Barretos

Além de incentivar a leitura, a 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 está contribuindo com campanha promovida em todo o país pelo Hospital de Câncer de Barretos. No espaço “Feirinha FLIV”, o grupo “Pé na Estrada” comercializará nesta sexta-feira (14/8) e sábado (15/8), kits da 4ª caminhada nacional “Passos que Salvam”.

O evento será promovido no dia 22 de novembro e acontece pela primeira vez em Votuporanga. Para caminhar e ajudar na divulgação do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, a população pode comprar o kit que é composto por camiseta, cadarço, squeeze e boné, por R$30. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao Hospital de Câncer Infanto-juvenil de Barretos.

Caminhada “Passos que Salvam”

Milhares de brasileiros participarão no dia 22 de novembro da 4ª caminhada “Passos que Salvam”, que acontecerá simultaneamente em diversas cidades do país. Em Votuporanga, o grupo sairá da Concha Acústica e percorrerá 5 km. A caminhada tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil.

No dia do evento, representantes do Hospital do Câncer de Barretos estarão na cidade para solucionar as dúvidas da população, quanto à doença.  Por aderir ao movimento, Votuporanga terá um médico capacitado em Barretos para atender crianças e adolescentes da região, que apresentem os sintomas do câncer.

O movimento, no município, é coordenado pelo grupo “Pé na Estrada”, formado em 2008 por Votuporanguenses que mensalmente saem pela região para ter contato com a natureza. “Fomos convidados pelo Hospital e estamos felizes em contribuir com a ação. Sabemos que a população também irá nos ajudar nessa luta em levar a informação, para que mais crianças e adolescentes iniciem o tratamento mais cedo, o que é muito importante”, finalizou Olga Margarida Pereira, membro da equipe. 

13/08/15

Projeto de incentivo à leitura distribui livros gratuitamente no FLIV

Quem passa pelo Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 pode levar para casa exemplares adaptados das obras “O Alienista”, de Machado de Assis e “A Pata da Gazela”, de José de Alencar. Mais de 30 mil livros estão sendo distribuídos gratuitamente no Galpão FLIV e fazem parte de um projeto de incentivo à leitura, liderado pela escritora Patrícia Engel Secco, com apoio do Instituto Brasil Leitor e do Senac Votuporanga e realização do Ministério da Cultura.

Autora de dezenas de títulos infantis, Patrícia viabilizou a adaptação dos textos de Machado de Assis e José de Alencar para uma linguagem facilitada, a fim tornar as obras mais acessíveis ao público iniciante no universo literário. A escritora defende que é preciso introduzir o hábito da leitura não só entre os mais jovens, mas também apresentá-lo ao público adulto que não teve a oportunidade de cultivá-lo: “a ideia é fazer com que a literatura entre na casa das pessoas, principalmente daquelas que não tiveram acesso aos livros durante sua vida escolar". 

Patrícia conta que os livros distribuídos “foram desenvolvidos pensando, principalmente, naqueles leitores fora do sistema escolar”, com objetivo de que “a literatura se espalhe por todos os lugares”. A autora destaca também a importância do festival votuporanguense nessa missão: “O que o FLIV faz, desde o seu começo, é mostrar que a literatura é um mundo maravilhoso, um mundo de descobertas”.

A cidade de Votuporanga recebeu um total de 200 mil exemplares para distribuição, dos quais 30 mil foram destinados ao FLIV e estão disponíveis gratuitamente no local do evento; o restante será entregue à população em outras oportunidades. Professores que desejarem obter mais volumes para suas escolas devem procurar os monitores do festival para fazer a retirada.


12/08/15

Ex-Casseta e Planeta participa do FLIV nesta 5ª feira

O humorista Reinaldo Figueiredo, ex-integrante do Casseta & Planeta, estará no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, nesta quinta-feira (13/8), para uma roda de conversa sobre sua carreira no humor, livros, quadrinhos e música.

Além de ter participado durante 18 anos do programa da Rede Globo, Reinaldo é cartunista, escritor e músico. Começou sua carreira, em 1974, desenhando cartuns e ilustrações para o semanário O Pasquim. Em 1984, ao lado dos humoristas Hubert Aranha e Cláudio Paiva, criou o tabloide mensal O Planeta Diário, o “jornal sem o menor compromisso com a verdade”. Em 1992, entrou no ar, pela TV Globo, o humorístico “Casseta & Planeta, Urgente!”, atração na qual Reinaldo permaneceu até 2010.

Atualmente, ele dedica-se à música (toca contrabaixo no quarteto Companhia Estadual de Jazz, do Rio de Janeiro) e aos livros. É autor de títulos como “Noite de autógrafos”, “Desenhos de humor”, “Escândalos ilustrados” e “A arte de zoar”.

A conversa com Reinaldo ocorrerá às 19h30, no Cine FLIV. O espaço está localizado no vão livre da Escola Municipal de Artes, atrás da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, no centro de Votuporanga. A entrada é gratuita e aberta a todos. Conheça a programação completa em www.flivotuporanga.com.br 

12/08/15

Educador lança livro para público infantil

“O anjo de bicicleta” é tema do livro que serálançado, nesta quinta-feira (13/8), no Festival Literário de Votuporanga – FLIV2015 pelo professor Geraldo Peçanha de Almeida, de Curitiba. Para marcar aapresentação, o autor irá ler trechos do livro e, logo após, o público seráconvidado a participar de uma atividade de ilustração.

A publicação é voltada para crianças desta faixaetária e conta a história de Cláudio Lepratti – “Pocho”. Participante assíduode trabalhos voluntários no bairro Ludueña, em Rosário, na Argentina, Cláudioera conhecido por viajar em sua bicicleta, sempre disposto a ajudar as pessoas.O livro convida o público a conhecer mais sobre a trajetória desse homem que,mesmo realizando atividades consideradas como “trabalho de formiguinha”, conseguiupromover uma revolução sobre duas rodas.

Geraldo Peçanha de Almeida, além de professor, éescritor de livros para crianças, educadores e de alguns exemplares voltados aoautoconhecimento. É autor de mais de 40 obras e publica em jornais e revistas educacionaismensalmente.

O autor atenderá o público às 9h, às 10h30, às14h e às 15h na Escola Municipal de Artes, localizada na Rua São Paulo, atrásda Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”.

Conheça a programação completa em www.flivotuporanga.com.br