Confira a programação das rodas de conversas do FLIV 2013
Quinta-feira, 02 de maio
19h30 – Espaço Prosa – Centro de Convenções
Tema: Samba, cinema e literatura
Roda de conversa com o escritor PAULO LINS
Mediador: LEO GONÇALVES
_____________________________________
Sexta-feira, 03 de maio
19h30 – Espaço Prosa – Centro de Convenções
Tema: Vozes periféricas
Roda de conversa com o escritor MARCELINO FREIRE e o poeta SÉRGIO VAZ
Mediador: LUIZ NADAL
_____________________________________
Domingo, 05 de maio
16h00 – Atol Cultural
Tema: Vida e Poesia ou Infinito enquanto dure
Roda de conversa com o poeta ANTONIO CICERO e o ensaísta FRANCISCO BOSCO
Mediador: FREDERICO BARBOSA
_____________________________________
Segunda-feira, 06 de maio
19h30 – Espaço Prosa – Centro de Convenções
Tema: O ofício do escritor
Roda de conversa com o escritor FREDERICO BARBOSA e o poeta REYNALDO DAMAZIO
_____________________________________
Quarta-feira, 08 de maio
19h30 – Espaço Prosa – Centro de Convenções
Tema: 3 amores - poesia, haicai, letra de música
Roda de conversa com a poeta ALICE RUIZ
Mediador: SUSANNA BUSATO
_____________________________________
Quinta-feira, 09 de maio
19h30 – Espaço Prosa – Centro de Convenções
Tema: Crônica - interferência da vida na literatura
Roda de conversa com os escritores HUMBERTO WERNECK e BRÁULIO TAVARES
Mediador: ORLANDO RIBEIRO
_____________________________________
Sexta-feira, 10 de maio
19h30 – Espaço Prosa – Centro de Convenções
Tema: Escrita e ilustração - a arte dos quadrinhos
Roda de conversa com os quadrinistas ANDRÉ DAHMER e ALEXANDRE MORAES
Mediador: ORLANDELI
Fórum da Dança oferece oficinas e workshops para dançarinos e estudantes
A 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, que acontecerá, a partir do dia 30 de abril, em Votuporanga e em mais duas cidades do noroeste paulista, oferece oportunidade para dançarinos e estudantes de dança para a reciclagem de conhecimentos e ideias por meio de oficinas e workshops com as companhias convidadas.
Em Votuporanga, as atividades formativas acontecerão a partir desta segunda-feira (29 de abril), no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. A participação é gratuita e o interessado pode fazer a sua inscrição uma hora antes da atividade, que terá início sempre às 15h.
A proposta das atividades formativas do Fórum da Dança é permitir a troca de experiências e conhecimentos entre os artistas e estudantes locais com companhias de danças de diferentes países. Votuporanga ainda sedia a primeira edição de sua Mostra Internacional de Dança, com apresentações de grupos da região e da França a partir do dia 5 de maio.
ATIVIDADES FORMATIVAS DO FÓRUM DA DANÇA
Workshop de dança contemporânea
29 de abril, 15h
Núcleo Viladança (Salvador-BA)
Workshop de dança contemporânea
30 de abril, 15h
Atempo Danza (Cochabamba/Bolívia)
Workshop de dança contemporânea
1º de maio, 15h
Lux Boreal (Tijuana/México)
Workshop de dança contemporânea
2 de maio, 15h
Danza Viva (Córdoba/Argentina)
Workshop de balé clássico
3 de maio, 15h
Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal/RN)
Oficina de capoeira de contato
6 de maio, 15h
Armando Pekeno (Combourg/França)
Oficina de dança contemporânea
8 e 9 de maio, 15h
Suzana Gomes (Brasil – Holanda)
Pavilhão do FLIV 2013 terá atrações para toda a família
A terceira edição do Festival Literário de Votuporanga, o FLIV 2013, está repleta de atividades gratuitas para todas as idades, principalmente as crianças, já que o hábito da leitura tem de ser estimulado desde cedo. Nos 10 dias do evento, de 1º a 10 de maio, há atrações durante todo o dia, em diferentes horários. De apresentações teatrais a contações de histórias, crianças, jovens e adultos poderão mergulhar no universo mágico da literatura.
Entre as atrações teatrais, a companhia Forrobodó, de São José do Rio Preto, vai apresentar três espetáculos: “Pavão Misterioso” (1º de maio, 15h), “Fábulas Musicadas” (4 de maio, 15h) e “Histórias Musicadas” (5 de maio, 15h). O grupo Buraco d’Oráculo, de São Paulo, apresentará o espetáculo de rua “Ser TÃO Ser – Narrativas de Outra Margem” (4 de maio, às 16h). A mesma apresentação poderá ser conferida no Museu “Edward Coururipe Costa” (4 de maio, às 10h).
Outra atração do FLIV 2013 é a Brinquedoteca Móvel ‘Bibi Fom Fom’, que estará à disposição das crianças em dois horários: 14h às 18h (dias 1º, 4 e 5) e 19h às 22h (dias 2, 3, 6, 8, 9 e 10).
Durante a visita aos estandes do pavilhão do festival literário, montado ao lado do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, na Avenida dos Bancários, as crianças poderão assistir a contações de histórias no Espaço Letradinho, com Jussara Belloni, Álvaro Rovares, Kleber Novaes e Aline Alencar. As contações acontecerão das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. No dia 2 de maio, as contações terão a participação especial dos apresentadores da TV TEM Naty Graciano (Revista de Sábado) e Marcos Paiva (Jogo de Cintura).
Contações de histórias e oficinas também serão realizadas no espaço do Senac no FLIV 2013. Já na área da dança, as opções são as apresentações da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga e do 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, entre 30 de abril e 10 de maio, com espetáculos para todas as idades.
FLIV 2013 – Atrações para toda a família
Contações de histórias
1º a 10 de maio (7h30às 11h | 13h às 16h30)
Espaço
Peça ‘Pavão Misterioso’
1º de maio (15h)
Trio de Cordas Projeto Música na Escola
3 de maio (19h)
Peça Fábulas Musicadas
4 de maio (15h)
Peça Ser TÃO Ser
4 de maio (16h)
Peça Histórias Musicadas
5 de maio (15h)
Brinquedoteca Bibi Fom Fom
Dias 1º, 4 e 5 de maio: 14h às 18h
Dias 2, 3, 6, 8, 9 e 10: 19h às 22h
Leitores exercitarão a criatividade em oficinas e palestras do FLIV 2013
O Festival Literário de Votuporanga, o FLIV 2013, convida os leitores para exercitar a criatividade por meio de uma programação repleta de oficinas e palestras sobre diferentes temas. As atividades acontecerão no Pavilhão do FLIV, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e no espaço do Atol Cultural.
A primeira palestra, no dia 1º de maio, às 10h, no auditório do Centro de Convenções, será voltada principalmente para professores da rede municipal. O escritor Tiago de Melo Andrade, de Uberaba (MG), autor de livros infantis, infanto-juvenis e adultos, falará sobre o resgate do prazer da leitura, além de participar de sessão de autógrafos.
Os professores também poderão participar de uma roda de conversa, no dia 6 de maio, das 18h30 às 20h30, com Ivani Capelossa Nacked, responsável pelo projeto “Biblioteca Primeira Infância – Ler é Saber”. Ela falará sobre as várias formas de leitura e a leitura de mundo da criança.
A arte da fotografia é o tema da primeira oficina da programação, no dia 1º de maio, das 16h às 18h, no piso superior do Centro de Convenções. O fotógrafo Vangelis Lopes dará orientações e dicas para iniciantes utilizarem os recursos essenciais de uma máquina digital manual.
No dia 3 de maio, das 9h às 17h, no Espaço Senac, serão feitas atividades de leitura com Patrícia Secco e Tarsilinha (sobrinha-neta da artista plástica Tarsila do Amaral).
A confecção de origamis, pequenas esculturas japonesas de papel, é o tema de oficina no dia 4 de maio, das 9h às 11h, no Pavilhão do FLIV, ministrada por Angel Takahashi. A oficina ensinará algumas das dobras básicas através da prática de alguns modelos.
No dia 5 de maio, o grupo teatral Buraco d’Oráculo, de São Paulo, fará uma vivência sobre teatro de rua. A atividade será das 9h às 12h e das 14h às 16h, no piso superior do Centro de Convenções, voltada para pessoas com idade mínima de 15 anos.
A programação formativa do FLIV 2013 ainda prevê dois cursos sobre o ensino infantil, que serão ministrados pelo professor Geraldo Peçanha de Almeida. Nos dias 7 e 8 de maio, das 18h30 às 22h30, o tema será “Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental”. Já nos dias 9 e 10 de maio, o tema será “Práticas na educação infantil”.
O espaço do Atol Cultural, parceiro do FLIV 2013, abrigará duas oficinas no dia 8 de maio: Modelagem em Jornal, das 17h às 19h, com o artista plástico Gustavo Rapassi; e Teatro Para Quem Não Quer Ser Ator, das 19h às 21h, com o ator Ricardo Diaz.
No dia 8 de maio, o Senac também promoverá duas oficinas de contação de histórias com Renata Roman Ayres, voltada para crianças de 9 a 11 anos. A oficina tem como objetivo fornecer elementos de diferentes narrativas para que as crianças compreendam o processo de criação e transmissão de diferentes histórias e que tornem-se leitores e contadores, tanto das histórias que elas criam, quanto das histórias dos livros.
Votuporanga sedia sua primeira mostra internacional de dança
Um panorama da dança contemporânea no Brasil e no mundo será apresentado ao público de Votuporanga e região entre os dias 30 de abril e 10 de maio. A cidade promove a primeira edição da Mostra Internacional de Dança, com seis espetáculos na programação, além de receber a 10ª edição do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo, com 12 espetáculos do Brasil e do exterior.
Os dois eventos acontecerão concomitantemente à terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), com apresentações gratuitas no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e no palco da Avenida dos Bancários.
As apresentações da 10ª edição do Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo começarão no dia 30 de abril. O evento é organizado pela Associação de Amigos da Arte e Mantenedores da Virtual Companhia de Dança, em parceria com as prefeituras de Votuporanga, Catanduva e São Jose do Rio Preto. Em Votuporanga, o Fórum levará 12 espetáculos do Brasil (Recife, Natal, Salvador e Votuporanga), Estados Unidos, Holanda, Argentina, Chile, México, Itália e Bolívia.
O Fórum Internacional de Dança tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, além do apoio financeiro do Programa Iberescena (Espanha), NPN – National Performance Network (Estados Unidos), Dirac - Governo do Chile (Chile) e apoio institucional do Festival Vivadança (Salvador – BA), Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, Festival Cuerpo Digital (Bolívia), Aecid (Espanha), Funarte e Governo Federal.
MOSTRA DE DANÇA | Realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, a Mostra Internacional de Dança de Votuporanga terá seis apresentações da cidade, de São José do Rio Preto e de Combourg, na França. A programação gratuita terá início no dia 5 de maio. A 1ª Mostra Internacional da Dança tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo.
10º FÓRUM INTERNACIONAL DE DANÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO
PROGRAMAÇÃO
CASCARON, CUERPOS INVADIDOS
Atempodanza - Cochabamba (Bolívia)
30 de abril, 20h30
MUVUCA
Núcleo Viladança - Salvador- BA
1º de maio, 20h
BOB & BETH
Cie Racines de Poche – França | Itália
1º de maio, 21h
SI SOY DE ACA Y NO ME GUSTA EL TOMATE (fotos no arquivo)
Lux Boreal – Tijuana (México)
1º de maio, 21h
PANTOGRAFIAS
La Licuadora - Santiago (Chile)
2 de maio, 21h
ANOCHE MARIPOSA
Danza Viva - Córdoba (Argentina)
2 de maio, 21h
A WAKE
Lisa Bufano - Estados Unidos
3 de maio, 21h
EU, VÓS E ELES
Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão - Natal – RN
3 de maio, 21h
SIPPING FURY FROM A TEA CUP (sem fotos)
Elizabeth Doud - Estados Unidos
4 de maio, 21h
MUNDO REAL
Suzana Gomes - Holanda | Brasil
6 de maio
PASSO
Otavio Bastos - Recife – PE
7 de maio, 21h
HIP HOP NA MALA (fotos no arquivo)
BBoy Ticko - Votuporanga – SP
8 de maio, 21h
1ª MOSTRA INTERNACIONAL DE DANÇA DE VOTUPORANGA
PROGRAMAÇÃO
LISPECTORES PROCESSOS
Elos Cia de Dança - São José do Rio Preto – SP
5 de maio, 21h
RESISTÊNCIA
Armando Pekeno - Combourg (França)
7 de maio, 21h
ERA UMA VEZ...
Almagêmea Escola de Dança - Votuporanga – SP
7 de maio, 21h
MEMÓRIAS E CONFISSÕES
Cia Versus - São José do Rio Preto – SP
8 de maio, 21h
CORPOUVIDO
Virtual Companhia de Dança - São José do Rio Preto – SP
9 de maio, 21h
ERA UMA VEZ...
Almagêmea Escola de Dança - Votuporanga – SP
10 de maio, 21h
Show de Toquinho e Tiê marca a abertura do FLIV 2013
Duas gerações da música popular brasileira vão cantar e encantar o público de Votuporanga e região, no dia 30 de abril, durante a abertura da terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga). Cantor, músico, compositor e parceiro de Vinicius de Moraes, o grande homenageado do FLIV 2013, Toquinho dará as boas-vindas ao público, em show que contará com a participação da cantora e compositora Tiê, digna representante da música brasileira na atualidade.
Retornando de uma promissora turnê pela Espanha, com grande sucesso de público e crítica, Toquinho e sua banda interpretarão clássicos que marcaram a trajetória do artista, como “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que Maravilha”, “Samba pra Vinicius de Moraes”, “Carolina Carol Bela”, entre outras canções.
O show também traz canções do mais recente disco de Toquinho, “Quem Viver, Verá”, lançado pela gravadora Biscoito Fino após um intervalo de oito anos sem gravar canções inéditas. Entre as composições, estão parcerias com sua filha, Jade Pecci, além de Eduardo Gudin, Carlinhos Vergueiro, Dora Vergueiro e o grande poeta chileno Antonio Skármeta, com a música “Obra de Arte”. O disco conta com as participações de Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo e a cantora Anna Setton.
Em sua carreira, Toquinho gravou cerca de 82 discos, compôs mais de 450 músicas e fez cerca de 10 mil shows pelo Brasil e pelo exterior. Tem como principais parceiros Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Jorge Ben, Paulinho da Viola, Francis Hime, Mutinho, Carlinhos Vergueiro, Gianfrancesco Guarnieri, Elifas Andreato e Paulo César Pinheiro.
Convidada especial de Toquinho no show de abertura do FLIV 2013, a cantora Tiê despontou-se no cenário musical, em 2009, depois de lançar o elogiado “Sweet Jardim”, disco inteiramente autoral. A estreia rendeu a Tiê uma indicação à categoria Revelação do Prêmio Multishow 2010 e shows em todo o Brasil e em Nova Iorque, além de uma turnê pela Europa, incluindo apresentações em Londres, Paris, Berlim e Barcelona. “Sweet Jardim” figura a lista dos 50 discos que formaram a identidade musical brasileira dos anos 2000, publicada pelo jornal “A Folha de S.Paulo”.
Toquinho é considerado um dos padrinhos artísticos da cantora. Foi com ele que Tiê lançou sua primeira música e viajou por todo o Brasil e Europa em turnê antes de lançar seus álbuns.
Prefeitura inicia montagem da estrutura do FLIV 2013
Mais de 6 mil metros quadrados dedicados à cultura, à arte e à educação. A Prefeitura de Votuporanga iniciou na última semana a montagem da estrutura que abrigará a terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), evento que movimenta a cidade entre os dias 30 de abril e 10 de maio. O pavilhão que abrigará as atividades do FLIV 2013 está sendo montado na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.
Com 1,5 mil metros quadrados e estrutura no formato GeoSpace, semelhante a uma concha acústica, o pavilhão abrigará os estandes das livrarias e de apoiadores do FLIV 2013 como a TV TEM e o Senac, além de praça de alimentação, espaço de contação de histórias e da mostra de trabalhos dos artesãos de Votuporanga. O pavilhão ainda abriga um palco, que receberá o show de abertura do FLIV 2013, no dia 30 de março, com Toquinho e Tiê, e as apresentações do 10º Fórum da Dança do Estado de São Paulo e da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga.
Todas as atividades do FLIV 2013 são gratuitas. Na feira do livro, as pessoas encontrarão títulos a partir de R$ 2. A expectativa da organização é de que 50 mil livros sejam comercializados durante a terceira edição, superando a marca dos 41 mil títulos vendidos em 2012. Participam da feira de livros do FLIV, as livrarias Espaço e Premier, além do Bookafé, Caravana da Leitura e Sebo Votuporanga.
O Centro de Convenções e o Atol Cultural também farão parte da estrutura da terceira edição do FLIV. O auditório abrigará as rodas de conversas com os escritores convidados pelo Clube de Autores, responsável pela curadoria do evento, além das apresentações do 10º Fórum Internacional da Dança e da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga. Já o espaço do Atol Cultural terá programação para crianças, jovens e adultos com oficinas, shows e bate-papos com escritores.
Poeta Frederico Barbosa é o patrono do FLIV 2013
A terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), que será de 30 de abril a 10 de maio, tem como patrono o poeta Frederico Barbosa. Desde sua participação no FLIV, em 2011, Votuporanga ganhou espaço na agenda do escritor. Com atividades diversificadas junto a professores e ao público da cidade, ele veio chegando, sempre generoso, oferecendo o que tem de melhor.
Neste ano, o homenageado será o protagonista de um dos bate-papos da programação, além de atuar como mediador da roda de conversa entre o poeta Antonio Cicero e o ensaísta Francisco Bosco (dia 5 de maio, às 16h).
Em sua participação no FLIV 2013, Frederico Barbosa refletirá sobre o ofício do escritor ao lado do poeta Reynaldo Damazio. A atividade será no dia 6 de maio, às 19h30.
A participação de Frederico Barbosa no FLIV sempre foi ativa. Em 2011, em diálogo com o poeta Ricardo Aleixo, e, em 2012, ao lado de Claudio Daniel e Élson Fróes, no bate-papo sobre a poesia concreta, ele finalmente chega em 2013 como o patrono do evento, sempre trazendo notícia nova para o público.
Filho de dois grandes nomes da cultura brasileira, o crítico João Alexandre Barbosa e a educadora Ana Mae Barbosa, ele é hoje um dos mais atuantes e entusiastas escritores brasileiros, fazendo um elo entre os poetas de todas as gerações através de sua atuação como gestor da Casa das Rosas.
FLIV 2013 homenageia centenário de Vinicius de Moraes
Evento que desperta o prazer da leitura na população de Votuporanga e região, o FLIV (Festival Literário de Votuporanga) chega à sua terceira edição em 2013 e presta homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes. Com uma extensa programação, que envolve feira de livros, oficinas, bate-papos e atrações artísticas, o 3º FLIV será realizado, de 1º a 10 de maio, em uma estrutura especialmente montada para o evento na Avenida dos Bancários, ao lado do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.
A abertura oficial da 3ª edição do FLIV será no dia 30 de abril, a partir das 19h, com destaque para o show do cantor Toquinho, um dos ícones da MPB, que dividirá o palco com a cantora Tiê, digna representante das cantoras que marcam a cena contemporânea da música.
Grandes nomes da literatura nacional, além de artistas da música e da dança, protagonizam as atividades do 3º FLIV. A proposta é oferecer atrações de qualidade para manter a missão do evento literário de transformar Votuporanga numa cidade de leitores, cultivando o hábito de leitura entre os votuporanguenses desde a infância.
Com curadoria do Clube de Autores, a programação do FLIV envolve atividades que vão refletir sobre o samba, o tempo, a poesia, a música e tantos outros temas que marcaram a trajetória de Vinícius de Moraes.
Realizado pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, e pela Associação Zequinha de Abreu, o FLIV pretende atrair um público de 40 mil pessoas nos 10 dias de atividades, superando a marca de 30 mil pessoas da edição do ano passado.
Na programação de 2013, estão confirmados pela curadoria a presença de Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”, que vai participar de um bate-papo sobre samba, cinema e literatura mediado pelo poeta, encenador e tradutor Leo Gonçalves. Já o escritor Marcelino Freire e o poeta Sérgio Vaz participarão de uma roda de conversa sobre literatura marginal mediada pelo jornalista Luiz Nadal.
Também passarão pelo FLIV 2013 o editor e crítico literário Reynaldo Damazio, a poeta Alice Ruiz, o jornalista e escritor Humberto Werneck, o escritor e compositor Braulio Tavares, a jornalista e quadrinista Alexandra Moraes e o desenhista André Dahmer. Entre convidados da região para mediadores estão Susanna Busato, professora de poesia brasileira da Unesp Rio Preto, o jornalista votuporanguense Orlando Ribeiro e o cartunista e ilustrador Orlandeli, também de Rio Preto.
O FLIV 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, Senac Votuporanga, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura, Atol Cultural, Ville Hotel Gramadão, Restaurante Filó, O Carretel e Editora Melhoramentos. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProAC ICMS (Programa de Ação Cultural).
FLIV 2013
Solenidade de abertura: 30 de abril, às 19h
(Centro de Convenções ‘Jornalista Nelson Camargo’)
Abertura do 10º Fórum Internacional da Dança: 30 de abril, às 20h30
(Palco II - Av. dos Bancários)
Show Toquinho e Tiê: 30 de abril, às 21h30
(Palco II - Av. dos Bancários)
1º a 10 de maio
Feira de livros: 7h30 às 22h
(Pavilhão - Av. dos Bancários)
Rodas de conversa com autores: 19h30 (com exceção do dia 5 que será às 16h)
(Centro de Convenções ‘Jornalista Nelson Camargo’)
Fórum da Dança e Mostra Internacional de Dança: 20h e 21h
(Palco II - Av. dos Bancários)
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Harlen Félix – Mtb: 36.522
harlen.felix@gmail.com
(17) 3121-6243
(17) 9121-5800
(17) 9745-7012
FLIV faz compensação ambiental com plantio de 85 mudas nativas
Oitenta e cinco mudas de árvores nativas como paineira, ipê amarelo, ipê roxo, embaúba, dedaleiro, cedro rosa, jacarandá, guatambu, entre outras foram plantadas na manhã de hoje (15/06), às margens da represa da Saev, próximo ao bairro Jardim Universitário.
O plantio foi realizado por alunos do tempo integral do CEM “Profª Irma Pansani Marin” e contou com o apoio do Atol Cultural e Ecologic Projetos Consultoria Ambiental. As mudas foram doadas pela Ecologic Florestas.
No total foram plantadas 95 mudas, sendo 85 na manhã de hoje e outras dez no final do mês de maio, quando os alunos do CEM “Prof. Valdir Gonçalves de Lima" realizam o plantio nas calçadas em torno da unidade escolar. O plantio faz parte da conclusão do projeto “Evento Limpo”, realizado durante a segunda edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que propõe a compensação ambiental de resíduos gerados durante os seis dias do evento.
De acordo com informações de Ricardo Zacareli Filho, da Ecologic Ambiental, no desenvolvimento das atividades do FLIV, houve consumo significativo de papel que, embora oriundo de fontes renováveis, ainda assim, denotou um impacto no meio ambiente, além do lixo gerado durante os seis dias do evento. “No intuito de promover a ‘compensação ambiental’ deste impacto, realizamos o plantio destas mudas de espécie arbóreas regionais nativas, em número aproximado ao de árvores necessárias para se compensar os danos que possam ter sido causados o evento”, informou Zacarelli Filho.
O projeto “Evento Limpo” foi realizado pelo Atol Cultural e Ecologic Projetos Consultoria Ambiental durante a segunda edição do FLIV e contou com o apoio da Saev Ambiental.