Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

INSTITUCIONAL

13º Festival Literário de Votuporanga

Baixar programação

Período de realização: 6 a 13 de agosto de 2023
Local: Parque da Cultura de Votuporanga
Total de atrações e atividades: 382
Horas de evento: 115
Público aproximado: 80 mil pessoas
Curadoria: Ana Paula Dias Rodrigues (escritora e pesquisadora literária) e Pierre André Ruprecht (escritor e gestor cultural)
Escritora homenageada: Rita Carelli
Tema central: Sustentar mundos, carregar sonhos
Manifesto FLIV: Sustentar mundos é reconhecer a importância de cuidar das formas de vida e dos modos de existência, tanto na esfera natural quanto na social. É um chamado para nos tornarmos guardiões atentos e conscientes, comprometidos em preservar e fortalecer aquilo que é essencial para a nossa própria existência. Carregar sonhos, por sua vez, nos conecta à força vital da literatura e das artes. Como disse o poeta Manoel de Barros, elas têm o poder de nos abastecer diante das realidades cruéis e degradadas do mundo. Através das páginas dos livros, somos transportados para novas dimensões, sonhamos e reivindicamos um mundo melhor. A literatura nos inspira a questionar, a imaginar possibilidades e a construir relações mais significativas e harmoniosas entre nós e com o planeta que habitamos.
Escritores convidados: Rodrigo Ciríaco, Robertinha, Auritha Tabajara, Cristino Wapichana, Lucia Morais Tucuju, Maria José Silveira, Thiago Cóstackz, Wagner Costa Ribeiro e Maria Zulmira de Souza
Escritores regionais: André Luís Gandolfo Duran (Jales), Carolina Manzato, Monize Luiz Santos e Cleber Junio Falquete (Rio Preto), Giovana Lemes Neves (Lins), Rondon, Gabriela Delago Martins, João Ribeiro dos Santos e Maria Ignez de Lima Pedroso (Votuporanga), Gabriel Eduardo Santos da Costa (Turmalina), Janete Vitorino de Camargo e Heitor Emmanuel Koji Kawano (Santa Albertina) e Karen Débora Rodrigues da Silva (Paranapuã)
Mediadores: Reynaldo Damazio, Hárlen Felix e Aliana Lopes Câmara

A 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga evidenciou a leitura como um hábito sustentável, convidando o público a refletir, por meio da arte, em especial a literatura, sobre a relação do ser humano com o ambiente que vive. Neste sentido, a curadoria do FLIV evocou a cultura dos povos originários, destacando como exemplo de uma relação respeitosa e sustentável com a natureza. Bate-papos e mediações de leitura tiveram a participação de escritores indígenas e a escritora homenageada, Rita Carelli, materializa em seus livros as vivências com povos originários do Brasil.

Realização

O 13º Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.