7 A 16 de setembro
Local: Parque da Cultura
Público: 85 mil pessoas
Curadoria: Reynaldo Damazio
Shows: Arnaldo Antunes, Moraes Moreira e Kiko Zambianchi, além da banda Maglore e do show Raizeiros.
Convidados: Vladir Lemos, Marcelo Montenegro, Lubi Prates, Daniel Minchoni, Luiza Romão, Mel Duarte, Amara Moira, Taissol Ziggy, Lorena Kaz e Ivana Arruda Leite, entre outros.
Homenageado: Arnaldo Antunes
Preservando sua missão de promover e incentivar o hábito da leitura entre a população, o Festival Literário de Votuporanga – FLIV chegou, em 2018, à maior edição de sua história, dando destaque à multiplicidade de vozes e manifestações presentes na literatura brasileira contemporânea. Não por acaso, o autor escolhido como homenageado do evento foi o multiartista Arnaldo Antunes, cuja obra sintetiza o espírito do festival, ao transitar com desenvoltura por territórios tão diversos como a música, a poesia, a performance e as artes visuais.
Em oito anos de realização, o FLIV já se consolida como referência nacional, seja pela sua trajetória de sucesso, seja pelo seu compromisso com a formação de público, tanto para a literatura quanto para as demais linguagens artísticas, sempre tendo em vista a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento. Ao longo de dez dias de programação, cerca de 85 mil pessoas passaram pelo FLIV 2018. Ao todo, foram realizadas 273 atividades gratuitas, contabilizando mais de 122 horas de atrações culturais e artísticas, executadas pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).
Durante o evento, foram recebidas dezenas de caravanas escolares, vindas de mais de 60 cidades do Estado. Foram trazidos ao festival mais de 15 mil livros, distribuídos entre os estandes das livrarias Cultura, Espaço, Cortez e Mazzoni. Referência no mercado editorial brasileiro, a Livraria Cultura esteve pela primeira vez em um festival literário, trazendo ao FLIV cerca de 7 mil exemplares de 300 títulos diferentes. A oitava edição do FLIV foi a que mais garantiu a participação de artistas locais em toda a história do festival. Foram mais de 170 atividades oferecidas por artistas, grupos e instituições votuporanguenses.
Muito aguardadas pelo público infantil, as sessões de contação de histórias do FLIV 2018 ficaram a cargo de nomes como: Fafá Conta, Anderson Novello, Janine Rodrigues, Dani Ribeiro, Cia. Entre Aspas, Denise Cruz, Wesley Cristina Rossini, Goimar Dantas e Gabriela Carvalho. A programação do festival contou ainda com outros dez espetáculos teatrais, circenses e de dança, apresentados pelas companhias Aliateatro, Fábrica de Sonhos, Vice Versa, Suno, RZ Cia. de Dança e Circo Família Gelli.