1 a 10 de agosto
Local: Praça da Matriz e Concha Acúsitica
60 mil pessoas
100 mil livros
Show Sérgio Reis e Renato Teixeira; Chico Cesar, Orquestra Paulistana de Viola Caipira, Jorge Aragão e Biquini Cavadão.
Escritores: Cristovão Tezza, Chacal, Alice Sant’anna, Luiz Ruffato, Paulo Lins (patrono da Fliv), Ronaldo Correia de Britto, Antonio Geraldo, Fernando Bonassi, Luis Bolognesi.
Curadoria: Heitor Ferraz Mello
Mediação: Heitor Ferraz Mello
Patrono: Paulo Lins
Homenageado: Tarsila do Amaral
Os números do festival de 2014 comprovaram que o evento já é uma realidade no calendário cultural do estado. Cerca de 60 mil pessoas desfrutaram, ao longo de 12 dias, de uma programação plural, que reuniu encontros com importantes nomes da literatura nacional, apresentações de teatro, contações de histórias e shows.
O escritor, poeta e roteirista Paulo Lins foi o patrono da quarta edição do FLIV. Depois de ter participado como um dos escritores convidados em 2013 do FLIV, o autor do premiado livro “Cidade de Deus”, que deu origem ao longa de Fernando Meirelles, voltou e desta vez na condição de especial de patrono. “O Fliv foi um dos festivais literários que mais gostei de participar e adorei a cidade de Votuporanga. Tornei-me amigo de todos os organizadores, ajudando-os também a selecionar os participantes desse ano. Estou muito feliz de estar de volta a essa cidade maravilhosa e ao festival”, disse Paulo Lins, na época.
De 1º a 12 de agosto, a 4ª edição do FLIV contou com shows de renome nacional, como o espetáculo Amizade Sincera de Renato Teixeira e Sergio Reis e também Biquini Cavadão, Chico Cesar, Orquestra Paulistana de Viola Caipira e Jorge Aragão. Foram realizados debates com escritores renomados, além de espetáculos de teatro, dança, contação de histórias, bem como a instalação de espaço reservado para livrarias/editoras facilitando o acesso da população. Outro dado importante foi o de atendimento às escolas. Em média, 15 instituições de ensino de Votuporanga e região visitaram o festival diariamente.